A Dimensão Estética em Theodor W. Adorno

Autores

  • Fernando Danner PUCRS

Resumo

Este texto visa demonstrar a crítica feita por Adorno à indústria cultural e ao processo de Esclarecimento da racionalidade Ocidental; visa também refletir sobre o papel atribuído à arte pelo filósofo da escola de Frankfurt. Para Adorno, a arte apresenta a possibilidade de uma experiência que tenha sentido em si mesma e, portanto, livre das regras impostas pela indústria cultural. O caráter mimético da arte apresenta ao indivíduo que a contempla uma outra forma de experiência; ela é apenas uma promessa de felicidade. A arte, para Adorno, representa o retorno ao belo natural, ao reino da liberdade e daquilo que não foi submetido ao estado de dominação imposto pela racionalidade capitalista.

Biografia do Autor

Fernando Danner, PUCRS

Referências

ADORNO, Theodor W. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 1970. ADORNO, Theodor W. (et al.). Teoria da Cultura de Massa. Introdução, Comentários e Seleção de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

ADORNO, Theodor W./ HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

DUARTE, Rodrigo A. de Paiva. Mímeses e Racionalidade. São Paulo: Loyola, 1993.

FREITAS, Verlaine. Adorno e a Arte Contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In: Coleção Os Pensadores. São Paulo: Editora Abril, 1975.

MARCUSE, Herbert. A Dimensão Estética. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

RABAÇA, Silvio Roberto. Variantes Críticas: a Dialética do Esclarecimento e o Legado da Escola de Frankfurt. São Paulo: Annablume, 2004.

RÜDIGER, Francisco. Comunicação e Teoria Crítica da Sociedade: Adorno e a Escola de Frankfurt. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. THOMPSON, John. Ideologia e Cultura Moderna: Teoria Social Crítica na Área dos Meios de Comunicação de Massa. Petrópolis: Vozes, 1995. TIBURI, Márcia. Metamorfoses do Conceito: Ética e Dialética Negativa em Theodor Adorno. Porto Alegre; Editora da UFRGS, 2005.

TROMBETA, Gerson Luís. A Racionalidade Artística como Contraponto À Racionalidade Instrumental. Revista Filosofia e Ciências Humanas. Passo Fundo, Ano 11, Nº. 01, Janeiro/Julho de 1995, p. 77-89.

Downloads

Publicado

2008-12-12

Como Citar

Danner, F. (2008). A Dimensão Estética em Theodor W. Adorno. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 2(3). Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/204

Edição

Seção

Artigos