Nietzsche e a Função da Linguagem e da História na Busca da Verdade

Autores

  • Fabio Pereira Soma UNESP

Resumo

A linguagem para Nietzsche é considerada como uma metáfora das coisas externas produzida pelos estímulos que elas causam em nós. A partir disso, indagamos sobre a possibilidade da linguagem e da história auxiliarem na busca pela verdade. Para tal, o texto reconstrói o pensamento de Nietzsche contido em dois escritos de 1873 3 1874 (“Verdade e mentira no sentido extra-moral” e “Sobre a utilidade e os prejuízos da história para a vida” respectivamente). Por fim, contrapormos a concepção de Nietzsche, ainda que brevemente, com a visão de Habermas para demonstrar que a história, expressa pela linguagem, deve ser crítica e, com isso, conduzir a verdade.

Biografia do Autor

Fabio Pereira Soma, UNESP

Referências

ESPINOSA, Baruch de. Pensamentos Metafísicos. Tratado da Correção do Intelecto. Ética: demonstrada à maneira dos geômetras. Correspondência. Tradução de Joaquim de Carvalho, et al. Coleção os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2004.

NIETZSCHE, F. Obras incompletas. Coleção os pensadores. São Paulo: Abril cultural. 2005.

_____. De la Utilidad y los Prejuisos de la Historia para la Vida. Tradução de Dionísio Correa. Madrid: EDEJA. 2000.

_____. De La Utilidad Y Los Inconvenientes De La Historia Para La Vida. Disponível em: http://www.nietzscheana.com.ar/sobre_la_utilidad.htm. Acessado em 10/12/2006.

HABERMAS, J. La crítica nihilista del conocimento en Nietzsche. In: Sobre Nietzsche y Otros Ensayos. Tradução de Carmen García Trevijano y Silverio Cerca. Madrid: Tecnos, 1982. Disponível em <http://www.nietzscheencastellano.com.ar>. Acessado em 09/12/2006. HOBBES. Thomas. Leviatã. Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Nova Cultura, 2004

Downloads

Publicado

2008-11-28

Como Citar

Pereira Soma, F. (2008). Nietzsche e a Função da Linguagem e da História na Busca da Verdade. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/179

Edição

Seção

Artigos