UM ESTUDO A RESPEITO DA CRÍTICA ARENDTIANA DO CONCEITO DE TRABALHO EM KARL MARX

Autores

  • Tiago Nilo UNISINOS

Resumo

O conceito de trabalho – pouco estudado na filosofia – geralmente refere-se a teorias antropológicas ou, ao desenvolvimento da produção de objetos úteis aos seres humanos. Contemporaneamente, com a globalização da produção, pode-se observar de que modo, desde a divisão do trabalho no século XIX, todo trabalho torna-se emprego. Isto é, desde a Revolução industrial, temos assistido de que forma o trabalho como uma atividade individual torna-se um processo coletivo, cujo objetivo mais direto é subsistência do animal laborans. A teórica política Hannah Arendt elaborou uma crítica à interpretação que Karl Marx realizou a respeito da sociedade moderna. O objetivo deste artigo é considerar que tal crítica está calcada no conceito de trabalho elaborado por Karl Marx. Segundo Arendt, Marx não faz qualquer distinção entre as atividades do labor e do trabalho. Isto propiciou uma alteração na quantidade dos produtos fabricados (nascendo assim, uma sociedade de consumidores), na natureza do processo de produção (divisão do trabalho e, recentemente a globalização da produção) e, finalmente, na natureza dos bens produzidos (objetos destinados ao consumo e não a serem úteis aos seres humanos). Assim, esta alteração - provocada pela confusão conceitual referente às atividades dos seres humanos – acabou propiciando, também, a confusão entre as esferas do público e do privado. A natureza desta sociedade, centrada na produtividade infinita e no consumo, passa a ser a miscelânea entre assuntos públicos e privados.

Biografia do Autor

Tiago Nilo, UNISINOS

Referências

ARENDT, Hannah. A condição Humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

_______________. As Origens do totalitarismo. 2. ed. São Paulo: Companhia das letras, 1989.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-filosóficos. 1. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

PIRES, Cecília P. Anotações acerca do conceito de trabalho. In: Revista das Ciências Sociais Unisinos. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2004.

WAGNER, Eugênia S. Hannah Arendt e Karl Marx. O mundo do trabalho. 1. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

Downloads

Publicado

2010-10-21

Como Citar

Nilo, T. (2010). UM ESTUDO A RESPEITO DA CRÍTICA ARENDTIANA DO CONCEITO DE TRABALHO EM KARL MARX. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 3(6), 37–48. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/162

Edição

Seção

Artigos