SCHOPENHAUER E A METAFÍSICA DA VONTADE

Autores

  • Bruno Teixeira Wendling PUCPR

Resumo

Abordaremos neste artigo certos aspectos do pensamento de Schopenhauer referentes ao conceito de Vontade. Para tanto, apresentaremos a crítica de Schopenhauer aos filósofos do idealismo. Tal crítica se baseia na impossibilidade da razão alcançar a essência da realidade. Conforme veremos, será mediante o corpo que Schopenhauer irá estabelecer uma metafísica em novos moldes, uma metafísica imanente, que o permita, não pela razão e sim pela intuição, alcançar a Vontade como em-si do mundo.

Biografia do Autor

Bruno Teixeira Wendling, PUCPR

Referências

BARBOZA, Jair. Infinitude subjetiva e estética: natureza e arte em Schelling e Schopenhauer. São Paulo: Ed. Unesp, 2005.

_____________. Schopenhauer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

_____________. Schopenhauer: a decifração do enigma do mundo. São Paulo: Ed. Moderna, 1997.

CACCIOLA, Maria Lúcia M. Schopenhauer e a Questão do Dogmatismo. São Paulo: Edusp, 1994.

________________________. Prefácio sobre A História da Filosofia. In Fragmentos para a História da Filosofia, de Arthur Schopenhauer. Tradução, apresentação e notas de Maria Lúcia Cacciola. São Paulo: Ed. Iluminuras, 2003.

MACHADO, Roberto. O nascimento do trágico: de Schiller à Nietzsche. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

PHILONENKO, Alexis. Schopenhauer: une philosophie de la tragédie. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1999.

SCHOPENHAUER, A. O Mundo como vontade e representação. Tomo I Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. São Paulo: Ed. Unesp, 2005.

__________________. Fragmentos para a História da Filosofia. Tradução, apresentação e notas de Maria Lúcia Cacciola. São Paulo: Ed. Iluminuras, 2003.

Downloads

Publicado

2010-10-21

Como Citar

Teixeira Wendling, B. (2010). SCHOPENHAUER E A METAFÍSICA DA VONTADE. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 3(6), 12–36. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/161

Edição

Seção

Artigos