OS FUNDAMENTOS DA BIOÉTICA E A TEORIA PRINCIPIALISTA

Autores

  • Solange Dejeanne Centro Universitário Franciscano

Resumo

Resumo: O trabalho faz uma rápida referência à breve história da Bioética como disciplina teórica e está focado na concepção de bioética em sentido estrito, identificada como “ética biomédica”, tal como prevaleceu no início do desenvolvimento desta disciplina. Trata-se, particularmente, da Teoria Principialista, e nesta do princípio (do respeito) da autonomia como um dos quatro princípios fundamentais da ética médica. No texto observa-se que a pluralidade de teorias morais que se desenvolveram na história do pensamento ocidental é a base para Beauchamp e Childress proporem uma nova teoria ética que contemple, segundo eles, não apenas princípios, mas especialmente a operacionalização/aplicação dos mesmos às situações conflituosas no cotidiano da prática médica e das relações profissionais da saúde/pacientes. A partir da indicação de algumas dificuldades na teoria principialista no que diz respeito a um fundamento genuinamente moral dos princípios propostos, discute-se a centralidade e atualidade do princípio ético kantiano da autonomia da vontade como fundamento filosófico-moral para discutir questões relativas à bioética.

Biografia do Autor

Solange Dejeanne, Centro Universitário Franciscano

Referências

BEAUCHAMP, Tom L. & CHILDRESS, James F. Princípios de Ética Biomédica. Trad. Luciana Pudenzi. São Paulo: Loyola, 2002.

CORTINA, Adela. Ética aplicada y democracia radical. 3 ed. Madrid: Tecnos, 2001.

DINIZ, Débora & GUILHEM, Dirce. O que é bioética. São Paulo: Brasiliense, 2008.

GUTIÉRREZ, Gilberto. “La contribución especifica del filosofo moral”. In.: ABEL, Francesc & CAÑON, Camino (Eds.). La mediación de la filosofia en la construcción de la bioética. Madrid: Universidad Pontificia Comillas, 1993.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Trad. Marijane Lisboa, Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC Rio, 2006.

LACADENA, Juan-Ramón. “Sobre la naturaleza genética humana”. In.: ABEL, Francesc & CAÑON, Camino (Eds.). La mediación de la filosofia en la construcción de la bioética. Madrid: Universidad Pontificia Comillas, 1993.

Downloads

Publicado

2011-07-21

Como Citar

Dejeanne, S. (2011). OS FUNDAMENTOS DA BIOÉTICA E A TEORIA PRINCIPIALISTA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 4(7), 32–45. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/153

Edição

Seção

Artigos