WITTGENSTEIN E A CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA: considerações sobre o modelo de filosofia moral moderna
Resumo
A pretensão do presente artigo é apresentar as considerações de Wittgenstein, em sua Conferência, sobre a impossibilidade de uma compreensão totalizante da Ética, uma vez que ela não é objeto da ciência e nem pode ser apreendida pela linguagem. Nesse sentido, este trabalho buscará expor rapidamente alguns elementos da filosofia moral de Hume e Kant no intuito de apontar possíveis desencadeamentos da posição de Wittgenstein para o modelo de filosofia moral moderna, a saber, se os juízos éticos não possuem valor absoluto, a teoria moral kantiana terá dificuldade em apresentar uma noção forte de dever moral. Por outro lado, ao abraçarmos o naturalismo moral, na perspectiva de Wittgenstein, perdemos a linha que separa a filosofia moral da ciência.
Referências
Gaita, R. A Common Humanity: Thinking about Love and Truth and Justice. Routledge, 2013.
Hume, D. Tratado da Natureza Humana. Tradução de Débora Danowski. São Paulo: Editora da UNESP, 2009.
_____. Uma Investigação sobre os princípios da moral. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.
Kant, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2004.
Sattler, J. Alternativas à 'Filosofia Moral Moderna': Considerações Wittgensteinianas, Estoicas e Literárias In: Ética, Linguagem e Antropologia: Perspectivas Modernas e Contemporâneas.1 ed.Porto Alegre : EDIPUCRS – Editora Universitária da PUCRS, 2012, v.1, p. 103-148.
Wittgenstein, L. A Lecture on Ethics. In The Philosophical Review, Vol. 74, No. 1 (Jan., 1965), pp. 3-12.
_____. Conferência sobre ética. In: DALL’AGNOL, D. Ética e linguagem: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Leopoldo: Ed. da Unisinos, 1995. p. 206-221.