O SENTIDO ORIGINÁRIO DA EDUCAÇÃO: ENTRELAÇAMENTO ENTRE ÉTICA E POLÍTICA

Autores

  • Marcos Alexandre Alves Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Resumo

O presente texto examina o papel da educação enquanto sentido originário para se pensar a relação entre ética e política. A proposta consiste em problematizar a indissociabilidade que envolve a reflexão ética e a prática política. Para levar a termo esse objetivo, analisa-se a atual conjuntura política, sendo que para isso tem-se que, em alguns momentos, recorrer ao pensamento filosófico ocidental no que concerne à relação/separação entre os interesses do indivíduo e da sociedade. A partir da análise do cenário ético-político atual, examina-se em que medida a filosofia contemporânea pode, pela sua reavaliação do pensamento ocidental, contribuir para a reconstrução de uma nova sociedade fundada em estruturas democráticas – respeito à diferença e cidadania ativa. Enfim, defende-se que a reconstrução da sociedade passa pela ressignificação da subjetividade ético-política, que por sua vez implica na reavaliação do papel que se atribui à educação. A verdadeira educação não consiste apenas no desenvolvimento de uma racionalidade técnico-científico, mas, sobretudo, na promoção inadiável da emancipação humana - passagem da ingenuidade à criticidade. A saber, o sentido originário do educar é abrir espaço para um procedimento crítico, para a emergência da emancipação da razão, que habilita denunciar a desrazão travestida de razão e efetivar em todas as esferas da vida política e social uma atitude ético-crítica.

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Doutor em Educação - UFPel. Mestre em Filosofia - UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC. Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Programa Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática - Centro Universitário Franciscano.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Brasília: Ednub, 1992.

ARISTÓTELES. A política. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ARENDT, H. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Relume Dumaré, 2001.

BAUMAN, Z. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.

BAUMAN, Z. Em busca da política. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

CORTINA, A. Ética civil e religião. Trad. Magno Vilela. São Paulo: Paulinas, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LÉVINAS, E. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1997.

OLIVEIRA, M.A. Ética e racionalidade moderna. São Paulo: Loyola, 1993.

OLIVEIRA, M.A. Ética e práxis histórica. São Paulo: Ática, 1995.

SANTOS, B.S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SANTOS, B.S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2003.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Alves, M. A. (2016). O SENTIDO ORIGINÁRIO DA EDUCAÇÃO: ENTRELAÇAMENTO ENTRE ÉTICA E POLÍTICA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 8(16), 39–47. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/1395