HEIDEGGER E A QUESTÃO DA TÉCNICA: COMO HABITAR POETICAMENTE A TERRA NA ERA TECNOLÓGICA

Autores

  • Luiz Gilberto Kronbauer UFSM

Resumo

O texto que segue apresenta as ideias básicas de Heidegger sobre a civilização tecnológica e mostra que ela representa ao mesmo tempo continuidade e ruptura com a metafísica tradicional e a forma de relação do ser humano com a natureza. Parte do pressuposto de que na tradição ocidental a natureza sempre foi definida como algo que está à disposição, utilizável e manipulável (vorhande) e que isso persiste na tecnologia moderna, mas que essa, por sua vez, a considera simplesmente como depósito e estoque de energia, sempre disponível à exploração, forçando-a à contínua emergência, sem permitir a retração, e assim acarretando a degradação. Para habitar poeticamente a Terra faz-se necessária uma nova topografia da natureza, capaz de quebrar o feitiço da “presença constante”, a fim de restituir à natureza a sua dinâmica própria, como forma de evitar sua total degra- dação. E nisso consiste a ética ambiental de Heidegger: habitar adequadamente a Terra.

Referências

FOLTZ, V. Bruce. Habitar a Terra. Heidegger: Ética Ambiental e a Metafísica da Natureza. Lisboa:

Instituto Piaget, 2000.

HEIDEGGER, Martin. Brief über den Humanismus(1953). In: Wegmarken. Frankfurt: Klostermann, 1967.

______. Bauen, Vohnen, Denken. In: Vortrage und Aufsätze. Pfullingen: Nespe, 1961. ______. Das Ding. In: Vortrage und Aufsatze, 1949

______. Der Satz vom Grund. Pfullingen: Neske, 1958.

______. Die Frage nach dem Ding. Tübingen: Neimeyer, 1962.

______. Die Frage nach der Technik. Anuário da Academia Bávara de Belas Artes. München, 1954. ______. Die Sprache im Gedicht (1959). In: Unterwegs zu sprache. Pfullingen: Neske, 1971a. ______. Die Zeit des Weldesbilt (1938). In: Holzwege. Frankfurt: Klostermann, 1972.

______. Nietzsche II (Dri e Auflage). Pfullingen: Neske, 1961

______. Ser e Tempo I. (Tradução de Márcia de Sá Cavalcante) 3a ed. Petrópolis: Vozes, 1989. ______. Ser e Tempo II. (Tradução de Márcia de Sá Cavalcante) 1a ed. Petrópolis: Vozes, 1989. ______. Was Heist Denken. Tübungen: Niemayer, 1971b.

______. Zu Erörterung der Gelassenheit. Pfullingen: Neske, 1959.

GADAMER, Hans-Georg. Heidegger’s Later Philosophy. Berkley: University of California Press, 1976.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Kronbauer, L. G. (2016). HEIDEGGER E A QUESTÃO DA TÉCNICA: COMO HABITAR POETICAMENTE A TERRA NA ERA TECNOLÓGICA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 8(16), 25–38. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/1394