UMA REFLEXÃO SOBRE A CRÍTICA DE HANNAH ARENDT AO CONCEITO DE TRABALHO DE KARL MARX

Autores

  • Tiago Nilo Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre a crítica de Hannah Arendt, realizada em sua obra A condição Humana (1958), ao conceito de trabalho de Karl Marx. Tal exame discorrerá em dois pontos: a análise da crítica (dividida em três aspectos, a saber, a confusão entre fabricação e labor, o processo metabólico como valorização da vida biológica e a concepção antropológica do animal que labora na filosofia de Karl Marx) e, em seguida, uma reflexão sobre tal crítica.

Referências

ARENDT, H. A condição humana. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

JAY, 2000. In: BIRULES, F. (org.) Hannah Arendt: El orgullo de pensar. Barcelona: Editorial Gedisa, 2000.

KRADER, L. Evolução, revolução e Estado: Marx e o pensamento etnológico. In: HOBSBAWM, E. (Org.). História do marxismo: o marxismo no tempo de Marx. Editora Paz e Terra: Rio de Janeiro, RJ, 1987.

MARX, K. Manuscritos Economico-filosófico. São Paulo: Boitempo, 2004.

_________. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.

_________. Das Kapital: kritik der politischen Ökonomie. Buch I: Der Produktionsprozeβ des Kapitals. In: Karl Marx & Friedrich Engels: werke. Berlin, Institut Für Marxismus-Leninismus Bein ZK der sed, 1962.

MARX, K. & ENGELS, F. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes, Feuerbach, Bruno Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007.

MÉZSÁROS, I. Marx ‘filósofo’. In: HOBSBAWM, E. (org.). História do marxismo: o marxismo no tempo de Marx. Editora Paz e Terra: Rio de Janeiro, RJ, 1987.

NEGT, O. O marxismo e a teoria da revolução no último Engels. In: HOBSBAWN, E. História do marxismo: volume II, o marxismo na época da segunda internacional. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1982.

RAMALHO, J. S. Hanah Arendt versus Marx: uma defesa de Marx frente a crítica arendtiana. Prometeus Filosofia em Revista Ano 2 - no.4, Julho-Dezembro/2009 ISSN: 1807-3042 77.

SALVADORI, M. L. Kautsky entre a ortodoxia e o revisionismo. In: HOBSBAWN, E. História do marxismo: volume II, o marxismo na época da segunda internacional. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1982.

YOUNG-BRUEHL, E. Por amor ao mundo: a vida e a obra de Hannah Arendt. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Nilo, T. (2017). UMA REFLEXÃO SOBRE A CRÍTICA DE HANNAH ARENDT AO CONCEITO DE TRABALHO DE KARL MARX. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 9(18), 73–84. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/1391

Edição

Seção

Artigos