ENSAIO SOBRE A REALIZAÇÃO DA LEI MORAL NA NATUREZA HUMANA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA INTRODUÇÃO À METAFÍSICA DOS COSTUMES DE KANT

Autores

  • Solange Dejeanne Centro Universitário Franciscano

Resumo

O ensaio chama a atenção para o tratamento que, na Introdução à Metafísica dos costumes,Kant dispensa ao tema da realização da lei moral na natureza humana. Considerando amoralidade uma doutrina da virtude, e considerando que o critério para o agir virtuoso nãopode ser dado na empiria (nesse caso tal critério seria contingente e não serviria parafundamentar o conceito de dever moral); Kant (ao que parece) ainda se vê às voltas com anecessidade de mostrar como um princípio absolutamente a priori, um princípio de razãopura, pode ser realizado na natureza humana. O texto, então, reconstrói alguns elementosteóricos apresentados por Kant neste con(texto) que mostram sua preocupação com o tema emquestão, partindo da ideia e necessidade de uma metafísica dos costumes. Complementoimportante deste item são as considerações apresentadas por Kant a respeito da faculdade dedesejar. A leitura e análise deste tópico no texto kantiano sugerem uma reconfiguração daprópria metafísica dos costumes, na medida em que Kant parece incorporar na metafísica doscostumes os elementos de uma antropologia moral, elementos estes necessários ao menos parareconhecer os efeitos da lei moral quando considerada em relação à natureza humana. Oensaio termina justamente mostrando como Kant considera o móbil, ou motivo subjetivo doquerer, como parte, ou elemento, integrante da própria legislação moral, o que indica(ria) quea metafísica dos costumes não pode prescindir de uma antropologia moral.

Biografia do Autor

Solange Dejeanne, Centro Universitário Franciscano

Referências

BECK, Lews White. Selected essays on Kant. Vol. 6. North American Society Studies in Philosophy, 2002.

CORTINA ORTS, Adela. Estudio preliminar à La metafísica de las costumbres. In.: La metafísica de las costumbres. Trad. Adela Cortina Orts & Jesus Conill Sancho. 3 ed. Madrid: Tecnos, 1999.

KANT, I. Crítica da razão pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 3 ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1994.

KANT, I. Crítica da razão prática. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1994.

KANT, I. La metafísica de las costumbres. Trad. Adela Cortina Orts & Jesus Conill Sancho. 3 ed. Madrid: Tecnos, 1999.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1995.

WOOD, Allen W. Kant. Trad. Delamar José Volpato Dutra. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

Dejeanne, S. (2013). ENSAIO SOBRE A REALIZAÇÃO DA LEI MORAL NA NATUREZA HUMANA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA INTRODUÇÃO À METAFÍSICA DOS COSTUMES DE KANT. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 6(12), 77–87. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/134