DEUS HÓSPEDE: HOSPITALIDADE E TRANSCENDÊNCIA

Autores

  • Luiz Carlos Susin PUCRS; ESTEF

Resumo

O presente artigo pretende analisar o tema da hospitalidade a partir de duas perspectivas: i) asnarrativas míticas que fundamentam a hospitalidade; ii) a tradição bíblica que sustenta asraízes religiosas das religiões monoteístas nascidas no Oriente Médio, apresentando algumassituações provocativas. A partir dessas perspectivas, conclui-se com a constatação de que ahospitalidade é a alma das religiões e está presente nas principais narrativas fundantes designificado das tradições religiosas, de modo que os seus ritos, os seus ensinamentos e os seusmandamentos poderiam ser interpretados organicamente a partir da prova e da experiência dahospitalidade.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Susin, PUCRS; ESTEF

Referências

ARMSTRONG, Karen. A grande transformação: o mundo na época de Buda, Sócrates, Confúcio e Jeremias. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BÉTHUNE, Pierre-François. L’hospitalité sacrée entre les religions. Paris: Albin Michekl, 2007.

FLACH, José Loinir & SUSIN, Luiz Carlos. “O paradigma do dom”. In: Teocomunicação. Revista de Teologia da PUCRS. Vol. 36, Nr. 151, 2006. p. 179-208.

HOMERO. Odisseia. I: Telemaquia; II: Regresso; III: Ítaca. Tradução de Donaldo Schüler. Porto Alegre: L&PM, 2007.

LÉVINAS, Emmanuel. De otro modo que ser o más allá de la esencia. Traducción de Antonio Pintor Ramos. Salamanca: Sígueme, 1987.

LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito. Tradução de José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 1988.

MOLTMANN, Jürgen. Trindade e Reino de Deus: uma contribuição para a teologia. Tradução de Ivo Martinazzo. Petrópolis: Vozes, 2000.

MONGE, Claudio. Dieu Hôte. Recherche historique et théologique sur les rituels de l’hospitalité. Bucarest: Zetabooks, 2008.

PLATÃO. As leis. Tradução de Edson Bini. Bauru: Edipro, 2010.

Downloads

Publicado

2013-11-30

Como Citar

Susin, L. C. (2013). DEUS HÓSPEDE: HOSPITALIDADE E TRANSCENDÊNCIA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 6(12), 06–21. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/129