JOAQUIM DE FIORE E O FRANCISCANISMO MEDIEVAL

Autores

  • Noeli Dutra Rossatto UFSM

Resumo

O artigo trata a profecia joaquimita dos três grandes homens na sua recepção e adaptaçãopelos franciscanos medievais. Entende-se que essa profecia provém de Joaquim de Fiore,porém, a primeira aplicação à figura de Francisco de Assis, como o anjo que traz o selo deDeus vivo, se deve ao franciscano espiritual Geraldo de Borgo, condenado como herético em1255. A prova de que Francisco cumpre com a profecia joaquimita decorre do fato de que eleassinava e selava suas cartas com a letra tau (τ), símbolo até hoje ostentado no hábitofranciscano, como também de haver recebido em sua própria carne os estigmas de Cristo.Boaventura, por sua vez, de forma não tão declarada, assume essa interpretação profética quenão vem da leitura direta das obras de Joaquim de Fiore, como muitos afirmam, mas daversão dos franciscanos espirituais, em especial de Geraldo de Borgo.

Referências

BITONTI, M.; OLIVERIO, S. Gioacchino: Abate di Fiore. San Giovanni in Fiore: Amministrazione Comunale di San Giovanni in Fiore/Centro Internazionale di Studi Gioachimiti, 1998, 79 p.

BOAVENTURA. Legenda maior e Legenda menor (Vida de São Francisco). Petrópolis: Vozes-Cefepal, 1979, 202p.

___. Obras de San Buenaventura. Vol. 6 (Cuestiones disputadas sobre la perfección evangélica). Madrid: BAC, 1949, 779p.

___. Colaciones sobre el Hexamerón, in Obras de San Buenaventura. Madrid: BAC, 1972, 630p.

DE BONI, L. A. Apresentação, in BOAVENTURA. Obras escolhidas. Porto Alegre/Caxias do Sul: EST/Sulina/UCS, 1983, p. XI-XXIV.

FALBEL, N. Os espirituais franciscanos. São Paulo, Perspectiva/Fapesp/Editora da Universidade de São Paulo, 1995, 217p.

JOAQUIM DE FIORE. Concordia Novi ac Veteris Testamenti. Venedig, 1519, reedição fac-símile. Frankfurt: Minerva, 1964a, 135f.

___. Expositio in Apocalypsim (com o Liber introductorius in Apocalipsis). Venedig: 1527, reedição fac-símile. Frankfurt: Minerva, 1964b, 224f.

___. Psalterium decem chordarum. Venedig, 1527, reedição fac-símile. Frankfurt: Minerva, 1964c, 225-291ff.

___. Enchiridion super Apocalypsim. Toronto/Ontário: Pontifical Institute of Mediaeval Studies, 1986, 113p.

___. Introdução ao Apocalipse (Prephacio super Apocalipsis). Veritas, Porto Alegre, v. 47(3), p. 453-471, 2002.

RATZINGER, Joseph. A teologia da história de são Boaventura. Trad. Maria Manuela B. Martins. Porto: Editorial Franciscana, 2010, 234p.

ROSSATTO, N.D. Joaquim de Fiore: Trindade e Nova Era. Porto Alegre, Edipucrs, 2004, 360p.

___. et al.. Evangelho eterno: a hermenêutica condenada. Com tradução portuguesa de O Protocolo de 1255. Filosofia Unisinos, Porto Alegre, v. 11(3), p. 298-339, 2010.

VERARDI, L. Gioacchino da Fiore – Il Protocollo di Anagni. Tradução e reedição do texto latino de H. Denifle, Protocol der Commission zu Anagni. Anno 1255, Cosenza: Orizzonti Meridionali, 1992, 107p.

Downloads

Publicado

2013-05-10

Como Citar

Dutra Rossatto, N. (2013). JOAQUIM DE FIORE E O FRANCISCANISMO MEDIEVAL. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 6(11), 119–139. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/115