A EVOLUÇÃO DA CONCEPÇÃO DE EGO TRANSCENDENTAL NA FENOMENOLOGIA DE HUSSERL

Autores

  • Adelar Conceição UFRGS

Resumo

O objetivo do presente texto é fazer um inventário do caminho percorrido por Husserl com relação aoproblema do Ego transcendental e sua função dentro da fenomenologia. Trata-se de reconstruir, namedida do possível, os motivos que levam progressivamente o autor a mudar a concepção defendida nasInvestigações Lógicas (1900/01), segundo a qual o Eu não é algo peculiar que se possa distinguir das próprias vivências, e adotar a posição contida nas Meditações Cartesianas(1931), onde o Ego transcendental aparece simultaneamente como correlato da epoché e princípio deconstituição do mundo.

Referências

BIEMEL, W. “Las fases decisivas en el desarollo de la filosofía de Husserl”. In: Husserl. Tercer coloquio filosófico de Royaumont. Buenos Aires: Paidos, 1968, pp. 35- 60.

CONCEIÇÃO DOS SANTOS. Adelar. A crítica de Sartre ao Ego transcendental na fenomenologia de Husserl. 2008, 82 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2008.

DESCARTES, René. Discurso do método. 2ª ed. Lisboa: Guimarães Editores, 1994.

____. Meditações, Objeções e respostas. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

HUSSERL, Edmund. A idéia da fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 1986.

____. La filosofía como ciencia estricta. Trad. Elsa Taberning. Buenos Aires: Editorial Almagesto, 1992.

____. Investigaciones Lógicas. Madrid: Revista do Ocidente, 1976.

____. Lições para uma Fenomenologia da Consciência Interna do Tempo. Trad. Pedro M. S. Alves. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda.

____. Meditações Cartesianas. Introdução à Fenomenologia. Porto: Rés, 2001.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 2º ed., Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Conceição, A. (2012). A EVOLUÇÃO DA CONCEPÇÃO DE EGO TRANSCENDENTAL NA FENOMENOLOGIA DE HUSSERL. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 5(10), 100–117. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/105

Edição

Seção

Artigos