IMAGINAÇÃO EM PAUL RICOEUR: PERCURSO COM HUSSERL E KANT

Autores

  • Vinicius Oliveira Sanfelice UFSM

Resumo

Na tradição filosófica o conceito de imaginação é considerado em segundo plano, dentro de umparadigma que tem na percepção o ato fundador da realidade. Este trabalho pretende apresentar algunsproblemas, encontrados pelo filósofo Paul Ricoeur, que se originam nesse paradigma. Pretende tambémsugerir que a imaginação possui um papel de interpretar o real, não podendo ser considerada de matizinferior, pois ela é produtora de sentido. Ricoeur aborda a imaginação como produtora de sentido atravésdo uso metafórico da linguagem. Essa abordagem busca na doutrina do esquematismo de Kant umsuporte para a imaginação produtora derivar a imagem da linguagem. Nesse primeiro momento afenomenologia da imagem é criticada como um recuo diante da mudança que a doutrina kantianasignificou para a imaginação, mas com a publicação do tomo XXIII da husserliana, o status daimaginação ganha amplitude fenomenológica. Propomos um breve itinerário desse status e sua relevâncianas pesquisas atuais.

Referências

ARISTÓTELES. Poética Clássica. São Paulo: Cultrix, 1990.

CASTRO, Maria Gabriela Azevedo. Imaginação em Paul Ricoeur. Lisboa, Instituto Piaget, 2002.

HENRIQUES, F. “O papel de Kant na intertextualidade de Paul Ricoeur: dois exemplos”. In. Atas do Colóquio Internacional em Homenagem a Kant: Universidade de Lisboa/Universidade de Évora, 2006.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. 5. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.

______. Crítica da Faculdade do Juízo. Trad. Valério Rohden e Antônio Marques. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

ONATE, A. M. Consciência imaginativa, fantasia e método em Husserl. Revista de Filosofia: Aurora (PUCPR. Impresso), v. 22, p. 347-378, 2010.

RICOEUR, P. A metáfora viva. Trad. Dion Davi Macedo. São Paulo: Loyola, 2000.

_______. Do Texto à Ação. Ensaios de Hermenêutica II. (trad. de Alcino Cartaxo e Maria José Sarabando). Porto: Rés, 1989.

_______. Tempo e Narrativa. Trad. Roberto Leal Ferreira. Campinas: Papirus, tomo III, 1994.

___________. Na Escola da Fenomenologia. Trad.: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

_______. “O processo metafórico como Cognição, Imaginação e Sentimento”, em SACKS, Sheldon (Org.). Da Metáfora. São Paulo: Editora da PUC-SP & Pontes, 1992, p. 145-160.

_______. Cinque lezioni. Dal linguaggio all’immagine, a cura di R. MESSORI, Centro Internazionale Studi di Estetica, Palermo, Dicembre, 2002.

TAYLOR, George H., Ricoeur's Philosophy of Imagination. Journal of French Philosophy, Vol. 16, p. 93, 2006; U. of Pittsburgh Legal Studies Research.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Oliveira Sanfelice, V. (2012). IMAGINAÇÃO EM PAUL RICOEUR: PERCURSO COM HUSSERL E KANT. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 5(10), 89–99. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/104

Edição

Seção

Artigos