Estado nutricional e prevalência de anormalidades metabólicas em crianças com HIV/AIDS tratadas com terapia antirretroviral

Maiana Costa Vieira, Vanessa Ramos Kirsten, Ricardo de Freitas Zwirtes, Maria Clara Valadão, Fábio Lopes Pedro

Resumo


A verificação das alterações metabólicas em crianças com HIV/Aids tratadas com terapia antirretroviral no ambulatório de Doenças Infecciosas (DI) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) consiste no objetivo deste trabalho. A coleta dos exames, como colesterol total e frações, glicemia e triglicerídeos, foi retirada do prontuário dos pacientes e foram considerados os exames mais próximos da consulta, classificados segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Das 49 crianças avaliadas, 35% (n=17) eram do sexo masculino e 65% (n=32) do sexo feminino, com média de idade de 7,9 anos. Os valores médios foram: colesterol total 159 mg/dl; LDL-colesterol: 91 mg/dL; HDL colesterol: 43 mg/dl; Triglicerídeos: 117 mg/dl; glicemia: 85 mg/dl. Observou-se que o colesterol total e os triglicerídeos ficaram acima dos valores desejáveis (<150mg/dl e 100mg/dL, respectivamente); a média do LDL colesterol ficou dentro do valor desejável (<100mg/dl) e a do HDL colesterol ficou abaixo (>45mg/dL). Os resultados demonstram que essas crianças apresentam risco para o desenvolvimento de dislipidemias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.