Grupos na comunidade: uma experiência interdisciplinar

Anahí Ottonelli Maicá, Daniela Da Cãs Conegatto, Thaís Cristina Miranda, Juliana Maia Borges, Fabiane Urquhart Duarte, Michele da Rocha Cervo, Camila S. Bolzan, Clarissa da Silva Fialho, Alessandro Trevisan Monteiro, Amara Lucia Holanda Tavares Batttistel, Eilamaria Libardoni Vieira, Fernanda Pires Jaeger, Adriana Ruffino Moreira

Resumo


Neste artigo, objetivou-se abordar as contribuições e dificuldades encontradas em um grupo multidisciplinar realizado em uma escola aberta à comunidade vinculada a uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) na região oeste da cidade de Santa Maria, RS. O Grupo surgiu a partir da percepção da equipe de saúde local sobre as necessidades/realidade da comunidade, a qual foi apresentada pelos profissionais que atuam na UBSF a partir de escutas na sala de espera do acolhimento, de consultas e de visitas domiciliares. Buscou-se oferecer um espaço coletivo que privilegiasse a participação e a valorização de trocas de experiências das pessoas participantes do grupo, assim como promover uma maior aproximação entre os profissionais, professores e estagiários da área da saúde, e os usuários.  A partir da realização das atividades foi possível observar um crescimento da equipe de saúde no que tange ao trabalho interdisciplinar, no sentido de oferecer um atendimento mais qualificado às pessoas da comunidade. Além disso, o grupo foi um importante espaço de escuta e de promoção de qualidade de vida, pois promoveu o exercício de cidadania.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.