Campanha de Incentivo à Doação de Sangue
DOI:
https://doi.org/10.37777/853Resumo
A falta de informação e incentivo causa uma carência de sangue nos hemocentros, gerando preocupação nos profissionais da área da saúde e familiares de pacientes que contam com doadores voluntários. Por isso, a realização de uma campanha, com divulgação e incentivo à doação de sangue, é de extrema importância, não só para esclarecer dúvidas e tabus, mas também para contribuir com a sociedade. Além da Prova Cruzada, o soro do doador é testado para HIV, Hepatite B e C, HTLV e Doença de Chagas. Assim, tanto a doação como a transfusão sangüínea se tornam bastante seguras. O Projeto de doação de sangue foi realizado no Centro Universitário Franciscano (Campus I e II) e no Santa Maria Shopping, na cidade de Santa Maria, tendo foco acentuado em pessoas entre 18 e 65 anos e que atendiam aos requisitos básicos para doação, conforme regulamenta a ANVISA. Além de distribuição de folhetos explicativos, foi realizada coleta de dados por meio de questionários e tipagem sangüínea dos participantes da pesquisa que desconheciam seu grupo sangüíneo. Embora a maioria das pessoas tenham essa informação, notou-se que elas somente se sensibilizam com a falta de sangue nos hemocentros, quando alguém, próximo a elas, necessita de uma transfusão, mas isso deveria ser um ato solidário e rotineiro de todos.Downloads
Publicado
2016-03-10
Como Citar
Toller, A., Moro, C., Dornelles, Érico, Zanini, K., Bruschi, M., Haigert, V., & Fleck, J. (2016). Campanha de Incentivo à Doação de Sangue. Disciplinarum Scientia | Saúde, 3(1), 73–88. https://doi.org/10.37777/853
Edição
Seção
Artigos