Incidência de alterações citopatológicas em pacientes atendidas pelo SUS na região central do Rio Grande do Sul: análise do rastreamento do câncer de colo do útero

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37777/dscs.v26n1-5276

Keywords:

Câncer de Colo de Útero; Exame de Papanicolaou; Alterações Citopatológicas; Papilomavírus Humano; Rastreamento

Abstract

O câncer de colo do útero é uma das principais causas de morbidade e mortalidade entre mulheres no Brasil, podendo ser prevenido por meio da vacinação contra o HPV e do rastreamento citopatológico. Este estudo objetivou determinar a incidência de alterações citopatológicas em mulheres atendidas pelo SUS na região central do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo e analítico, realizado com dados de exames citopatológicos realizados entre janeiro de 2022 e julho de 2023 em 22 municípios da região central. Durante esse período, foram realizados 28.524 exames de Papanicolaou, com uma cobertura média de 23,2%. Desses exames, 2,5% apresentaram lesões cervicais, sendo a principal lesão ASC-US (36,7%), seguida por LSIL (21,5%) e HSIL (11,9%). A maior incidência de lesões foi observada nas faixas etárias de 45 a 54 anos (26,0%), 35 a 44 anos (23,9%) e 25 a 34 anos (22,8%). A maioria das lesões (85,1%) ocorreu em mulheres de 25 a 64 anos, faixa etária recomendada para o exame. A análise revelou variações significativas na cobertura entre os municípios. A maior incidência de lesões cervicais ocorreu na faixa etária de 45 a 54 anos, coincidente com a maior adesão ao exame. Os resultados reforçam a necessidade de ampliar as políticas públicas de saúde, intensificar campanhas educativas, fortalecer a vacinação contra o HPV e superar desigualdades no acesso aos serviços de saúde.

Author Biographies

Hellen Lucas Mertins, Universidade Franciscana - UFN

1Discente da Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada com Ênfase em Infectologia e Neurologia, Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Isabela Scheffer Guterres, Universidade Franciscana - UFN

Discente do Curso de Biomedicina da Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Caroline Arend Birrer, Universidade Franciscana - UFN

Discente do Curso de Biomedicina da Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Jarbas da Silva Ziani, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mylane Genro Santos, Universidade Franciscana - UFN

Discente do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Gabriela Pozzobon Zamberlan da Silva, Universidade Franciscana - UFN

Discente do Curso de Medicina da Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Renata Casarotto de Oliveira, Universidade Franciscana - UFN

Discente do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Francielle Liz Monteiro, Universidade Franciscana - UFN

Docente do Curso de Biomedicina e Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Published

2025-06-27

How to Cite

Mertins, H. L., Guterres, I. S., Birrer, C. A., Ziani, J. da S., Santos, M. G., da Silva, G. P. Z., de Oliveira, R. C., & Monteiro, F. L. (2025). Incidência de alterações citopatológicas em pacientes atendidas pelo SUS na região central do Rio Grande do Sul: análise do rastreamento do câncer de colo do útero. Disciplinarum Scientia | Saúde, 26(1), 25–39. https://doi.org/10.37777/dscs.v26n1-5276

Issue

Section

Artigos