Aliança terapêutica na perspectiva da terapia cognitivo-comportamental

Autores

Resumo

Compreende-se que em todas as formas de psicoterapia o contexto da relação entre terapeuta e paciente é relevante para o sucesso do tratamento. Dentro do contexto desta relação existe o conceito de ‘aliança terapêutica’, definido como um vínculo emocional positivo entre terapeuta e paciente. Este estudo teve como objetivo compreender a aliança terapêutica na Terapia Cognitivo-comportamental (TCC), e a forma em que se estabelece na prática clínica. Buscou-se entender o processo de ruptura, e com isso, demonstrar a relevância da aliança no processo psicoterapêutico. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, por meio da busca em quatro bases de dados indexadoras: SciELO, BVS, PubMed e Periódicos CAPES. Ao final, foram selecionados 10 artigos que preencheram todos os critérios de inclusão baseados nos objetivos deste estudo. Foi possível perceber que a aliança na TCC ajuda na motivação e no engajamento referente às técnicas e tarefas, servindo como uma importante base para a inserção de estratégias e mudanças terapêuticas positivas. Para que se estabeleça uma aliança, a integração do modo ‘terapeuta empático’ e ‘terapeuta técnico’ é uma prática que favorece bons resultados. Ao acontecer uma ruptura na aliança, é importante que o terapeuta consiga identificar à medida em que a mesma ocorre, sendo que estratégias de resolução têm uma grande influência em respostas precoces no tratamento. Por fim, conclui-se que a aliança terapêutica é um dos principais preditores de mudança do paciente no processo psicoterapêutico, sendo considerada vital em praticamente todas as formas de psicoterapia.

Biografia do Autor

Amanda de Almeida Valério, Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA

Discente do curso de graduação em psicologia da FISMA.

Andriza Corrêa Pereira, Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA

Doutora em psicologia; Especialista em Terapia cgnitivo-comportamental; Docente do curso de graduação em psicologia da FISMA.

Downloads

Publicado

2023-06-16

Como Citar

Valério, A. de A., & Pereira, A. C. (2023). Aliança terapêutica na perspectiva da terapia cognitivo-comportamental. Disciplinarum Scientia | Saúde, 23(1), 89–104. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/4379

Edição

Seção

Artigos