Cuidado aos usuários de substâncias psicoativas na percepção de trabalhadores de estratégias saúde da família

Autores

  • Keity Laís Siepmann Soccol Universidade Franciscana/Curso de Enfermagem
  • Zaira Letícia Tisott Enfermeira no Centro de Atenção Psicossocial IV álcool e drogas, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Daiana Foggiato de Siqueira Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa da Silveira Universidade Federal de Santa Maria/campus Palmeira das Missões.
  • Priscila de Melo Zubiaurre Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda Demetrio Wasum Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiana Porto da Silva Universidade Franciscana.
  • Mara Regina Caino Teixeira Marchiori Universidade Franciscana

Resumo

Objetivo: compreender como ocorre o cuidado às pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas na percepção de trabalhadores de Estratégias de Saúde da Família. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizada com 11 trabalhadores de saúde de três Estratégias Saúde da Família (ESF) de um município do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados ocorreu entre os meses de janeiro e junho de 2021 por meio de entrevistas abertas. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo temática. Resultados: emergiu três categorias, sendo elas: trabalho da equipe de saúde; cuidado em Rede de Atenção Psicossocial e organização para o fluxo do cuidado em Saúde Mental. Considerações finais: o cuidado em saúde mental é centralizado a encaminhamentos ao Centro de Atenção Psicossocial para álcool e drogas, assim compreende-se a importância do cuidado permeado pelo vínculo entre equipe de saúde e usuário aliada ao cuidado em liberdade no território.

Biografia do Autor

Keity Laís Siepmann Soccol, Universidade Franciscana/Curso de Enfermagem

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana.

Zaira Letícia Tisott, Enfermeira no Centro de Atenção Psicossocial IV álcool e drogas, Porto Alegre, RS, Brasil.

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Enfermeira no Centro de Atenção Psicossocial IV álcool e drogas, Porto Alegre, RS, Brasil.

Daiana Foggiato de Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do curso de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria/campus Palmeira das Missões.

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente em do curso de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/campus Palmeira das Missões. Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Priscila de Melo Zubiaurre, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga. Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Fernanda Demetrio Wasum, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Fabiana Porto da Silva, Universidade Franciscana.

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde e da Vida. Docente do curso de enfermagem da Universidade Franciscana. Santa Maria, RS, Brasil.

Mara Regina Caino Teixeira Marchiori, Universidade Franciscana

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do curso de enfermagem e do mestrado profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana. Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Soccol, K. L. S., Tisott, Z. L., de Siqueira, D. F., da Silveira, A., Zubiaurre, P. de M., Wasum, F. D., da Silva, F. P., & Marchiori, M. R. C. T. (2023). Cuidado aos usuários de substâncias psicoativas na percepção de trabalhadores de estratégias saúde da família. Disciplinarum Scientia | Saúde, 23(2), 83–95. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/4370

Edição

Seção

Artigos