Violência contra a mulher exponenciada na pandemia e a compreensão acerca dos tipos de violência

Autores

  • Aline da Oliveira da Silva Universidade Franciscana
  • Félix Miguel Nascimento Guazina Universidade Franciscana

Resumo

Objetivo: apresentar o entendimento das mulheres sobre os tipos de violência doméstica. Método: trata-se de uma pesquisa-ação, observacional, analítica, descritiva, com abordagem qualitativa e suporte quantitativo, realizada com usuárias de uma Estratégia de Saúde da Família do interior do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário semiestruturado, auto preenchível e anônimo com questões abertas e fechadas sobre o tema violência doméstica. O método de Bardin foi utilizado para a análise de conteúdo. Resultados: as mulheres possuem conhecimento das violências físicas e psicológicas. Em relação a violência patrimonial e moral, o entendimento é vago ou as mulheres desconhecem. A violência psicológica foi o tipo mais sofrido entre as mulheres em 31% das respostas. Os agressores das mulheres são pessoas próximas, como companheiros, pais e ex-namorados. Considerações Finais: o estudo mostrou que são urgentes ações educativas, tanto de acesso à informação sobre como se configuram os tipos de violência doméstica, quanto de capacitações e educação permanente das equipes de saúde que realizam este tipo de atendimento.

Biografia do Autor

Aline da Oliveira da Silva, Universidade Franciscana

Especialista em Saúde Mental pela Universidade Franciscana (UFN), Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Félix Miguel Nascimento Guazina, Universidade Franciscana

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Psicologia Clínica com ênfase em saúde comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano (2005). Docente da Universidade Franciscana (UFN), da cidade de Santa Maria-RS . Coordenador do Laboratório de Práticas em Psicologia da UFN. Coordenador da Residência Multiprofissional de Saúde Mental da UFN. 

Downloads

Publicado

2022-10-19

Como Citar

Oliveira da Silva, A. da, & Nascimento Guazina, F. M. (2022). Violência contra a mulher exponenciada na pandemia e a compreensão acerca dos tipos de violência. Disciplinarum Scientia | Saúde, 23(1), 65–78. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/4188

Edição

Seção

Artigos