Violência psicológica no Brasil: análise temporal e de gênero na última década

Autores

Resumo

Este estudo objetiva analisar a tendência temporal e as características dos casos notificados de violência psicológica no Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, por meio de dados secundários coletados no DataSUS, utilizou-se a seguinte estratégia: “Doenças epidemiológicas e morbidade”, com ênfase em “doenças e agravos de notificação Violência doméstica, sexual e/ou outras violências”, com destaque para os casos de violência psicológica. Utilizou-se recorte temporal de 2011 a 2021, com abrangência geográfica em todas as regiões do Brasil. As notificações de violência psicológica para o sexo feminino cresceram nos últimos nove anos e tiveram uma queda significativa no período da pandemia de COVID-19. Os casos notificados foram mais prevalentes para sexo feminino (83,84%), de 20-59 anos (57,26%), de raça branca (41,78%) e com mais denúncias na região sudeste (50%). Mesmo com aumento de casos de violência psicológica no Brasil, faz-se necessário incentivar a realização das denúncias para que as notificações sejam realizadas. Salienta-se ainda, a necessidade de medidas preventivas e de conscientização sobre a violência psicológica em prol da proteção e cuidado das vítimas.

Biografia do Autor

Daniéli Peripolli Tonel, UFSM

Estudante da UFSM

Roberta Ribeiro Venturini, UFSM

Estudante da UFSM

Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm

Doutora em Enfermagem. Especialista em Saúde do Adolescente, Esp. Saúde Coletiva, Esp. UTI Pediátrica/Neonatal e Programação Neurolinguística‎. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas. Possui experiência no campo da enfermagem com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES), educação em saúde e PNL para estudantes. Autora do Canal Viver Enfermagem disponível nas mídias sociais de forma gratuita para divulgar as áreas de atuação e trabalho em saúde. Experiência em Estudos Qualitativos, com ênfase em Método Criativo Sensível e Análise de Discurso na Corrente Francesa. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM) desde 2008. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018.

Sabrina Zancan, UFSM

Docente da UFSM

Downloads

Publicado

2022-07-14

Como Citar

Tonel, D. P., Venturini, R. R., Silveira, A. da, & Zancan, S. (2022). Violência psicológica no Brasil: análise temporal e de gênero na última década. Disciplinarum Scientia | Saúde, 23(2), 37–48. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/4175

Edição

Seção

Artigos