Potencial anti-inflamatório do extrato de Euterpe oleracea Mart. em células pulmonares ativadas

Carolina Bordin Davidson, Gabriela Sangoi, Diulie de Souza, Tuyla Fontana, Giovana Kolinski Cossetin Bonazza, Júlia Vaz Schultz, Mirkos Ortiz Martins, Solange Binotto Fagan, Alencar Kolinski Machado

Resumo


Existem várias doenças pulmonares que podem ser de perfil agudo ou crônico e que envolvem a ativação inflamatória. Contudo, os protocolos farmacológicos de tratamento podem muitas vezes conduzir a efeitos adversos que atuam por inviabilizar a terapia proposta. Sendo assim, surge a necessidade do desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas e os produtos naturais estão em destaque neste campo de investigação. Com isso, o objetivo do presente estudo foi avaliar o potencial anti-inflamatório in vitro do extrato hidroalcoólico de açaí em células pulmonares (IMR-90) ativadas com lipopolissacarídeo (LPS). Inicialmente, foi produzido e caracterizado um extrato hidroalcoólico de açaí. As células foram expostas a diferentes concentrações do extrato para avaliação do efeito per se. Em seguida, as células foram expostas ao LPS durante 24, 48 e 72h de incubação para determinação do protocolo de ativação celular. Então, células ativadas com o LPS foram tratadas com o extrato para avaliação do perfil e eficácia. Após os tratamentos, foram realizadas avaliações de viabilidade e proliferação celular, bem como de determinação dos níveis de óxido nítrico (ON). Foram encontradas 10 moléculas bioativas como parte da matriz química do extrato. A maioria das concentrações do extrato não causou ativação celular per se. A concentração de 10 µg/mL de LPS foi a concentração que levou a maior proliferação celular. Por outro lado, a maioria das concentrações do extrato mostrou-se capaz de reduzir os efeitos induzidos pelo LPS, demonstrando o potencial efeito anti-inflamatório do extrato, especialmente via modulação da produção de ON.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.