Perfil das infecções bacterianas em pacientes com Covid-19 em uma Unidade de Terapia Intensiva

Autores

  • Jadriane Fontoura Friedrich Universidade Luterana do Brasil - ULBRA https://orcid.org/0000-0002-0352-4366
  • Rick Shandler Rodrigues da Cunha Hospital Universitário de Canoas
  • Carolina Mallman Wallauer Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Angélica Cristine Heilmann Steffen Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Resumo

A COVID-19 é uma doença viral que pode causar uma pneumonia grave, por ser uma patologia nova, as infecções bacterianas secundárias ao coronavírus ainda não foram bem esclarecidas. O objetivo deste artigo é verificar o perfil das infecções bacterianas dos pacientes com COVID-19 admitidos em UTIs, avaliando os microrganismos associados e o perfil de resistência aos antimicrobianos. Trata-se de um estudo quantitativo realizado em um hospital da região metropolitana de Porto Alegre - RS no ano de 2020. Foram incluídos pacientes maiores de 18 anos admitidos em UTIs com diagnóstico positivo para COVID-19 e avaliadas amostras de hemoculturas e materiais respiratórios. Foram analisados 220 pacientes em sua maioria do sexo masculino (53,6%), com média de idade de 69 anos e tempo de permanência em leitos de UTIs de 11 dias, sendo que desses, 95,5% foram a óbito. As coinfecções bacterianas foram observadas em 59,5% dos pacientes.
Os pacientes coinfectados foram estatisticamente mais novos (65,5 anos) e permaneceram por mais tempo nas UTIs (19,2 dias). As bactérias mais prevalentes foram Staphylococcus spp. coagulase negativa (28,5%)
Acinetobacter baumanii (24,7%) e Klebsiella pneumoniae (13,5%). Todos os isolados de Acinetobacter baumanii foram multirresistentes e 64,10% das Klebsiella pneumoniae eram resistentes a carbapenêmicos, 30,80% das Pseudomonas aeruginosa apresentaram pan-resistência, 7,10% dos Staphylococcus aureus foram resistentes a meticilinas e 45,5% dos Enterococcus spp. resistentes a vancomicina. Os resultados demonstraram uma alta taxa de morte e de coinfecções em pacientes com COVID-19 internados em UTIs, enfatizando a preocupação acerca das infecções por microrganismos multirresistentes nessa população.

Biografia do Autor

Jadriane Fontoura Friedrich, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Residente do Programa de Residência em Saúde do Adulto e do Idoso pela ULBRA Canoas com enfase em Microbiologia e Patologia Cirúrgica.

Rick Shandler Rodrigues da Cunha, Hospital Universitário de Canoas

Colaborador do Hospital Universitário de Canoas

Carolina Mallman Wallauer, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Professora do curso de Biomedicina da Universidade Luterana do Brasil.

Angélica Cristine Heilmann Steffen, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Orientadora e coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Luterana do Brasil

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

Friedrich, J. F., da Cunha, R. S. R., Wallauer, C. M., & Steffen, A. C. H. (2022). Perfil das infecções bacterianas em pacientes com Covid-19 em uma Unidade de Terapia Intensiva. Disciplinarum Scientia | Saúde, 23(1), 47–63. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/4131

Edição

Seção

Artigos