Educação em Saúde para o cuidado de pessoas com deficiência por meio de mídias digitais
Resumo
A pessoa com deficiência apresenta impedimento de longo prazo que pode ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que podem comprometer sua participação na sociedade. A invisibilidade da pessoa com deficiência ocorre devido as questões culturais impostas pela sociedade, colocando-os em situação de vulnerabilidade. Esse artigo objetiva relatar a experiência de estudantes do curso de graduação de enfermagem de uma universidade pública, integrantes do Projeto de Extensão “Educação em saúde como possibilidades para o cuidado de crianças e adolescentes com deficiência” e a utilização de tecnologias e as mídias digitais como estratégia para atividades de educação em saúde. Entre as ações de extensão realizadas nesse projeto destacam-se as práticas voltadas à educação em saúde com profissionais, crianças e adolescentes que frequentam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A elaboração dos materiais educativos necessita de organização e planejamento, o uso de linguagem clara e objetiva, além de contemplar as demandas de saúde dessa população. Fazer com que novos recursos de aprendizagem não se tornem obsoletos exige particularidades desafiadoras, haja vista que o acesso ao conhecimento é ilimitado para grande parte da população, sendo um momento de avaliar as novas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem que possam impactar positivamente na autonomia de pessoas que vivem com deficiência.Downloads
Publicado
2021-12-27
Como Citar
Silveira, A. da, Costa, Y. S., Hurtig, L. G. E., Traczinski, J., & Cappa, E. L. P. (2021). Educação em Saúde para o cuidado de pessoas com deficiência por meio de mídias digitais. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(1), 405–416. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/4032
Edição
Seção
Artigos