Educação em Saúde para o cuidado de pessoas com deficiência por meio de mídias digitais

Autores

  • Andressa da Silveira Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm
  • Yasmin Sabrina Costa Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm
  • Luana Gabrieli Eichelberger Hurtig Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm
  • Juliana Traczinski Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm
  • Eslei Lauane Pires Cappa Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm

Resumo

A pessoa com deficiência apresenta impedimento de longo prazo que pode ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que podem comprometer sua participação na sociedade. A invisibilidade da pessoa com deficiência ocorre devido as questões culturais impostas pela sociedade, colocando-os em situação de vulnerabilidade. Esse artigo objetiva relatar a experiência de estudantes do curso de graduação de enfermagem de uma universidade pública, integrantes do Projeto de Extensão “Educação em saúde como possibilidades para o cuidado de crianças e adolescentes com deficiência” e a utilização de tecnologias e as mídias digitais como estratégia para atividades de educação em saúde. Entre as ações de extensão realizadas nesse projeto destacam-se as práticas voltadas à educação em saúde com profissionais, crianças e adolescentes que frequentam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A elaboração dos materiais educativos necessita de organização e planejamento, o uso de linguagem clara e objetiva, além de contemplar as demandas de saúde dessa população. Fazer com que novos recursos de aprendizagem não se tornem obsoletos exige particularidades desafiadoras, haja vista que o acesso ao conhecimento é ilimitado para grande parte da população, sendo um momento de avaliar as novas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem que possam impactar positivamente na autonomia de pessoas que vivem com deficiência.

Biografia do Autor

Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm

Doutora em Enfermagem. Especialista em Saúde do Adolescente, Esp. Saúde Coletiva, Esp. UTI Pediátrica/Neonatal e Programação Neurolinguística‎. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas. Possui experiência no campo da enfermagem com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES), educação em saúde e PNL para estudantes. Autora do Canal Viver Enfermagem disponível nas mídias sociais de forma gratuita para divulgar as áreas de atuação e trabalho em saúde. Experiência em Estudos Qualitativos, com ênfase em Método Criativo Sensível e Análise de Discurso na Corrente Francesa. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM) desde 2008. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018.

Yasmin Sabrina Costa, Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm

Estudante da Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm, bolsista do Projeto de Extensão.

Luana Gabrieli Eichelberger Hurtig, Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm

Estudante da Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm.

Juliana Traczinski, Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm

Estudante da Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm, bolsista do Projeto de Extensão.

Eslei Lauane Pires Cappa, Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm

Estudante da Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Silveira, A. da, Costa, Y. S., Hurtig, L. G. E., Traczinski, J., & Cappa, E. L. P. (2021). Educação em Saúde para o cuidado de pessoas com deficiência por meio de mídias digitais. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(1), 405–416. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/4032

Edição

Seção

Artigos