Educação alimentar e nutricional na escola, um relato de experiência

Autores

Resumo

A educação alimentar e nutricional (EAN) é uma área de conhecimento e de prática contínua, multiprofissional, intersetorial e que tem por objetivo promover a prática de hábitos alimentares saudáveis, por meio de recursos educacionais que permitam discussões junto à população. Neste contexto este estudo tem por objetivo relatar a experiência de intervenções educativas para promoção de hábitos alimentares saudáveis e bons hábitos de higiene em uma escola pública. Trata-se de um relato de experiência acadêmica do tipo descritivo, desenvolvido com alunos da pré-escola ao terceiro ano. Em uma Escola Pública do município de Santa Maria - RS - Brasil, a mesma se encontra em uma região de vulnerabilidade. A vivência foi realizada em dois momentos, o primeiro como componente prático da disciplina de Educação Nutricional, e o segundo como prática do Estágio Curricular em Nutrição na Alimentação Escolar, ambas do Curso de Nutrição e de uma Universidade privada do interior do estado do Rio Grande do Sul, no mês de Maio de 2018 e em segundo momento no período de março à maio de 2019. A partir das atividades realizadas durante práticas da disciplina e do estágio prático, se observou a importância da educação alimentar e nutricional, que permitiu levar conhecimento sobre alimentação saudável e higiene para alunos que residem em uma comunidade vulnerável socialmente. A realização deste trabalho propiciou não somente ensinar, mas também aprender e refletir sobre o impacto que o nutricionista e demais profissionais de saúde podem exercer sobre a população.

Biografia do Autor

Ana Lúcia de Freitas Saccol, Universidade Franciscana - UFN

Curso de Nutrição

Coordenadora dio Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional - GESA

Prof. do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Dos Santos, P. S., Scheffer, P. A., & Saccol, A. L. de F. (2022). Educação alimentar e nutricional na escola, um relato de experiência. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(1), 467–478. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/4030

Edição

Seção

Artigos