Predição de espectro de atividades biológicas da matriz química do açaí (euterpe oleracea mart.)

Bethina Luiz Dorneles, Lauren Pappis, Diulie Valente de Souza, Gabriela Geraldo Sangoi, Tuyla Fontana, Alencar Kolinski Machado

Resumo


Nos dias de hoje, incontáveis estudos sobre produtos de origem natural e seus benefícios são realizados. Nesse contexto, insere-se o açaí (Euterpe oleracea Mart.), um fruto com inúmeras moléculas bioativas que tem um importante papel atribuído ao efeito antioxidante e potencial anti-inflamatório. Devido a isso, é de extrema importância a análise prévia a ensaios in vivo de seus efeitos bioativos cientificamente já identificados, pelo uso de ferramentas computacionais. No presente trabalho, tal avaliação foi realizada por meio de um modelo de estudo de predição de espectro de atividades, através da plataforma PASS Online®, na qual a matriz química do açaí foi o objeto de estudo, com a finalidade de reunir dados referentes ao seu metabolismo celular, suas propriedades anti-inflamatórias e suas atividades farmacológicas. Os resultados obtidos em relação ao metabolismo celular oxidativo demonstraram a orientina como o composto que mais se destacou, com elevada capacidade de eliminar radicais livres, mantendo-se acima de 90%, e maior potencial antioxidante, que permaneceu acima de 80%. No que diz respeito às propriedades anti-inflamatórias, sobressaíram-se o ácido cafeico e o ácido p-cumárico; ambos se mantiveram acima de 70%, quando avaliados quanto ao seu efeito inibidor de fator de necrose tumoral. Ainda, no que tange às questões farmacológicas, suas atividades atuantes nos cânceres chamam a atenção: o potencial anticarcinogênico e o antineoplásico apresentaram compostos com efeitos acima de 80%, enquanto o potencial antimutagênico superou 90%. Conclui-se que, além de o açaí ser uma excelente alternativa a estudos que buscam pelo desenvolvimento de novos métodos terapêuticos, seus efeitos bioativos se devem à variedade de moléculas encontradas em sua matriz química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.