Impactos do uso excessivo de redes sociais na adolescência: uma pesquisa bibliográfica

Autores

  • Ana Júlia Guimarães Lorenzon UNIVERSIDADE FRANCISCANA
  • Laura Carvalho Seixas UNIVERSIDADE FRANCISCANA
  • Nathália Scholossmacker Lange UNIVERSIDADE FRANCISCANA
  • Nicole Oliveira Alves UNIVERSIDADE FRANCISCANA
  • Fernanda Pires Jaeger UNIVERSIDADE FRANCISCANA
  • Janaína Pereira Pretto Carlesso UNIVERSIDADE FRANCISCANA http://orcid.org/0000-0001-8488-1906

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar os impactos do uso excessivo das redes sociais na saúde mental dos adolescentes, fazendo considerações sobre o desenvolvimento do transtorno de ansiedade entre jovens na faixa etária de 11 a 19 anos. Nesse sentido, a pesquisa baseia-se em dados bibliográficos e qualitativos levando em conta o desenvolvimento físico e cognitivo da adolescência na visão teórica da terapia cognitivo-comportamental. Assim, foram utilizados portais periódicos como Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic), além de sites de universidades brasileiras e os termos utilizados foram: adolescência, redes sociais e transtornos de ansiedade. Sendo assim, identificou-se o transtorno de ansiedade como uma das principais consequências do uso excessivo das redes sociais na adolescência e, a partir disso, foram examinadas as possíveis medidas de prevenção e cuidado dentro da psicologia.

Biografia do Autor

Ana Júlia Guimarães Lorenzon, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Acadêmica do curso de Graduação em Psicologia na Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN).

Laura Carvalho Seixas, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Acadêmica do curso de Graduação em Psicologia na Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN).

Nathália Scholossmacker Lange, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Acadêmica do curso de Graduação em Psicologia na Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN).

Nicole Oliveira Alves, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Acadêmica do curso de Graduação em Psicologia na Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN).

Fernanda Pires Jaeger, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Docente do curso de Psicologia

Janaína Pereira Pretto Carlesso, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Possui graduação em Psicologia pela UNIFRA atual (UFN); Especialista em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação pela (UFSM); Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela (UFSM). Na Universidade Franciscana (UFN) atua como professora adjunta no curso de graduação em Psicologia, na pós-graduação em Neurociência do Desenvolvimento e da Cognição e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL). Tem experiência na área de Psicologia Clínica/Hospitalar/Jurídica e na área da pesquisa tem enfoque em temáticas que envolvem Psicologia com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Focada em Esquemas, Ensino, Interdisciplinaridade, Metodologias Ativas, Saúde Mental no contexto do ensino e Neurociência.

Downloads

Publicado

2022-03-11

Como Citar

Lorenzon, A. J. G., Seixas, L. C., Lange, N. S., Alves, N. O., Jaeger, F. P., & Carlesso, J. P. P. (2022). Impactos do uso excessivo de redes sociais na adolescência: uma pesquisa bibliográfica. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(3), 71–82. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3874

Edição

Seção

Artigos