Assistência à saúde de pessoas que fazem uso abusivo de drogas em estratégias saúde da família: revisão de literatura

Júlia Oliveira Silveira, Luane de Oliveira Sena, Naiana Oliveira dos Santos, Zaira Letícia Tisott, Mara Regina Caino Teixeira Marchiori, Keity Laís Siepmann Soccol

Resumo


Este estudo teve como objetivo identificar o que vem sendo produzido sobre a assistência à saúde das pessoas que fazem uso abusivo de drogas na Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de uma revisão de literatura realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). A busca ocorreu no mês de setembro de 2020, para as estratégias de busca se utilizou as palavras “usuários de drogas” e “estratégia saúde da família”. Foram selecionados para essa revisão dez artigos científicos. Os resultados evidenciam a necessidade de os profissionais identificar e realizar intervenções de cuidado pautadas em ações livres de estigmas com foco na promoção do acolhimento e na escuta. É necessário implicação e capacitação dos profissionais de saúde no cuidado às pessoas que fazem uso abusivo de drogas. Conclui-se, que a atenção à saúde dessas pessoas na Estratégia Saúde da Família deve ser potencializada por meio da criação de políticas públicas e cuidado implicado.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.