Mobilização precoce na Unidade de Terapia Intensiva em pacientes com ventilação mecânica: revisão sistemática

Suélen Amâncio da Rosa, Fernanda Emanuelle Viomar Rocha, Alana Zentil Buss, Bruna Aparecida Metinoski Bueno, Giovana Frazon de Andrade, Ana Carolina Dorigoni Bini

Resumo


Objetivo: Sintetizar as evidências científicas da eficácia da mobilização precoce em pacientes internados em UTI com uso de ventilação mecânica por meio de revisão sistemática. Métodos: Trata-se de revisão sistemática sobre a mobilização precoce em pacientes com uso de ventilação mecânica, seguindo o protocolo PRISMA. Foram incluídos artigos no idioma inglês e português, e publicados entre 2016 e 2020. Resultados: A busca identificou 1.012 artigos, sendo 344 no Google Scholar, 25 na Cochrane, 3 no Lilacs, 8 na SciELO, 256 na PubMed, 16 na Medline, 360 na Scopus. Após análise criteriosa, foram selecionados pelo título 29 artigos, e destes, foram elegíveis para este estudo 19 artigos que apresentavam os critérios de inclusão. Conclusão: Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que a mobilização precoce na UTI apresentou um impacto significativamente positivo nos resultados funcionais dos pacientes, como também na redução do tempo de internação e o tempo de ventilação mecânica em pacientes críticos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.