Saúde bucal e cuidados odontológicos para com o bebê: uma análise sob a perspectiva da gestante

Autores

Resumo

Objetivo: Investigar o nível conhecimento das gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Borborema-PB sobre saúde bucal durante a gravidez e sobre os cuidados odontológicos do bebê. Metodologia: Foi realizado um estudo de caráter transversal, através de uma entrevista estruturada composta por 25 questões. Os dados foram tabulados no software Microsoft Excel e em seguida foi realizada estatística descritiva no SPSS 22.0, demonstrada através de frequências absolutas e relativas. Resultados:
A amostra foi composta por 46 gestantes, das quais 28,26% estavam no nono mês de gestação e 78,26% foram orientadas a ir ao dentista durante a gravidez. Além disso, 23,91% relataram tanto sentir dor de dente como ter sangramento gengival. Acerca de sua própria higiene bucal, 58,70% das gestantes escovam os dentes três vezes ao dia e 43,38% usam fio dental. Da totalidade, 60,87% sabem o que usar para higienizar a boca do bebê. Conclusão: Tendo em vista que quase metade das gestantes acredita ser normal sentir dor de dente durante a gestação, evidencia-se que ainda há mitos e crenças a serem superados a respeito da assistência odontológica no período gestacional. Para além disso, o conhecimento das gestantes sobre os cuidados odontológicos para com o bebê mostra a pouca orientação recebida durante o período gestacional.

Biografia do Autor

Flaviane Martins Vaz Nunes dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Graduanda em Odontologia

Waleska Fernanda Souto - Nóbrega, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda em Odontologia

Gustavo Correia Basto da Silva, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Doutorando em Odontologia. Professor do departamento de Odontologia

Smyrna Luíza Ximenes de Souza, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Doutoranda em Odontologia. Professor do departamento de Odontologia

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

dos Santos, F. M. V. N., Souto - Nóbrega, W. F., da Silva, G. C. B., & de Souza, S. L. X. (2021). Saúde bucal e cuidados odontológicos para com o bebê: uma análise sob a perspectiva da gestante. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(1), 267–277. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3782

Edição

Seção

Artigos