Nível de satisfação dos usuários de serviços de Fisioterapia: uma revisão integrativa

Thais Emanuelle Gomes do Nascimento, Maria Heloyse Martins de Lima Silva, Lucas Sinesio Santos, Emmily Santos Ribeiro, Gabriela Lopes Gama

Resumo


A avaliação da satisfação dos usuários é um método de pesquisa que propicia o planejamento de ações e serviços de saúde ofertados, visando a melhoria do serviço e da qualidade do atendimento prestado. Este trabalho teve como objetivo conhecer o nível de satisfação dos usuários de serviços de fisioterapia no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com consulta nas bases de dados LILACS, Scielo e PubMed, com os descritores “Satisfação do Paciente”; “Fisioterapia”; “Serviços de saúde” e “Brasil”. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, dez artigos foram selecionados para compor a presente revisão. Nesses artigos foram utilizados seis diferentes questionários de avaliação e as principais dimensões avaliadas foram: relação com o profissional e ambiência. De modo geral, os serviços obtiveram boa avaliação na dimensão relação com o profissional, porém, na dimensão ambiência foram descritas insatisfações no que tange ao tempo de espera para o agendamento das consultas. Clínicas escolas e serviços privados foram os serviços melhor avaliados. Pode-se perceber que os usuários estão satisfeitos com os serviços de Fisioterapia que frequentam, porém, alguns fatores ainda devem ser melhorados, a fim de garantir o cuidado integral e a qualidade dos serviços, especialmente na rede pública.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.