Saberes e desafios na residência multiprofissional em saúde sob a visão de residentes

Autores

  • Fernanda Lencina de Amarante Universidade Franciscana https://orcid.org/0000-0002-9195-1754
  • Stefani Gabriela dos Santos da Silva Universidade Franciscana
  • Ana Paula Brutti Linhatti Universidade Franciscana
  • Suâni Feltrin da Silva Universidade Franciscana
  • Joyce Nagera Braz Universidade Franciscana
  • Luciana Cezimbra Weis Universidade Franciscana

Resumo

Introdução: Este estudo apresenta os desafios da residência multiprofissional em saúde sob a visão das residentes e sua orientadora fisioterapeuta. Objetivo: socializar saberes e desafios vivenciados no campo de atuação da residência. Metodologia: o presente estudo trata-se de uma abordagem descritiva, caracterizado como um relato de experiência das residentes em Reabilitação Física, correspondendo à atuação em campo pelo período de março a novembro de 2020. Compreende os núcleos profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional, atuantes em um hospital gaúcho de baixa e média complexidade em turno integral. Conclusão: a troca de saberes e experiências entre as residentes prevaleceu frente às práticas, mediante as dificuldades encontradas, possibilitando um olhar integral e humanizado para pacientes e as próprias profissionais. O senso crítico é primordial diante de desafios encontrados na atuação em etapa formativa, vislumbrando maior preparação no desempenho profissional futuro. Contribuindo para uma experiência primordial no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Fernanda Lencina de Amarante, Universidade Franciscana

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2015).

Especialização em Residência Multiprofissinal em Sistema Público de Saúde com ênfase em Atenção Básica/Estratégia de Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Maria (2018-2020)

Especializanda em Residência Multiprofissional em Reabilitação Física pela Universidade Franciscana (2020-2022)

Stefani Gabriela dos Santos da Silva, Universidade Franciscana

Psicóloga pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente é residente em Reabilitação Física pela Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil.

Ana Paula Brutti Linhatti, Universidade Franciscana

Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é residente em Reabilitação Física pela Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil.

Suâni Feltrin da Silva, Universidade Franciscana

Nutricionista pela Universidade Franciscana (UFN); Pós-graduada em Nutrição clínica e metabolismo pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CEBS). Atualmente é residente em Reabilitação Física pela Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil.

Joyce Nagera Braz, Universidade Franciscana

Enfermeira. Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho pela UNINTER. Atualmente residente em Reabilitação Física pela Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil.

Luciana Cezimbra Weis, Universidade Franciscana

Fisioterapeuta. Mestre em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba. Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional na Universidade Franciscana. Docente na Residência Multiprofissional em Reabilitação Fisica pela Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Amarante, F. L. de, Silva, S. G. dos S. da, Linhatti, A. P. B., Silva, S. F. da, Braz, J. N., & Weis, L. C. (2021). Saberes e desafios na residência multiprofissional em saúde sob a visão de residentes. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(2), 33–44. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3761