Cuidado de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde: estudo de revisão narrativa

Autores

  • Andressa da Silveira Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm
  • Mariana Padilha Werle Hospital de Caridade de Palmeira das Missões - HCPM
  • Keity Laís Siepmann Soccol Universidade Franciscana (UFN)
  • Zaira Letícia Tisott Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Resumo

O objetivo do presente estudo foi conhecer a produção do conhecimento acerca do cuidado às crianças e/ou adolescentes com necessidades especiais de saúde no Brasil. Trata-se de uma revisão bibliográfica, do tipo narrativa realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2020, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online e Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde. Foram inclusas as produções dos últimos cinco anos, produzidos no Brasil, com texto disponível nos idiomas português, espanhol ou inglês de forma gratuita. Selecionou-se para esse estudo nove artigos científicos, os quais abordam temáticas relacionadas à sobrecarga dos familiares cuidadores de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde, destacam-se o cuidado familiar e materno, e ainda o autocuidado dessa população. O cuidado exercido as crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde podem gerar sobrecarga às famílias, principalmente à mãe. Por fim, o estudo denota sobre a necessidade de uma rede de apoio social para a construção desse cuidado aliado a rede de serviços de saúde. Os profissionais de saúde são fundamentais no suporte aos familiares dessas crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm

Doutora em Enfermagem. Especialista em Saúde do Adolescente, Esp. Saúde Coletiva, Esp. UTI Pediátrica/Neonatal e Programação Neurolinguística‎. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas. Possui experiência no campo da enfermagem com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES), educação em saúde e PNL para estudantes. Autora do Canal Viver Enfermagem disponível nas mídias sociais de forma gratuita para divulgar as áreas de atuação e trabalho em saúde. Experiência em Estudos Qualitativos, com ênfase em Método Criativo Sensível e Análise de Discurso na Corrente Francesa. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM) desde 2008. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018.

Mariana Padilha Werle, Hospital de Caridade de Palmeira das Missões - HCPM

Enfermeira no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões - HCPM

Keity Laís Siepmann Soccol, Universidade Franciscana (UFN)

Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS. 

Zaira Letícia Tisott, Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente na Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí/RS.

Downloads

Publicado

2021-07-29

Como Citar

Silveira, A. da, Werle, M. P., Soccol, K. L. S., & Tisott, Z. L. (2021). Cuidado de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde: estudo de revisão narrativa. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(1), 203–213. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3659

Edição

Seção

Artigos