A relevância do cuidado odontológico em pacientes com diabetes: relato de caso

Autores

  • Danieli Londero da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tatiana Militz Perrone Pinto Universidade Franciscana
  • Cátia Rubinstein Selistre Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliana Romanini Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Resumo

Indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) são mais suscetíveis a doenças da cavidade bucal, assim a atenção odontológica deve fazer parte da rotina de cuidados desses pacientes. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico, no qual um paciente do sexo masculino, 57 de anos de idade, com diagnóstico de dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus aos 42 anos de idade, após infarto agudo do miocárdio, compareceu ao Centro de Especialidades Odontológicas Santa Marta -Porto Alegre - RS, queixando-se que seus dentes ficavam amolecidos e depois caíam. Referiu que, em avaliações médicas e odontológicas anteriores, havia sido informado da relação do diabetes com a condição dentária e do risco de perda total dos dentes. Essa possibilidade fez com que o paciente se mobilizasse para a busca por tratamento especializado. Com diagnóstico de doença periodontal avançada, foi realizado tratamento de adequação bucal e tratamento periodontal. Recebeu orientação sobre as doenças bucais identificadas, importância do tratamento, da higiene bucal e dieta para a manutenção da saúde. O caso relatado evidencia a necessidade de acompanhamento odontológico para manutenção da saúde sistêmica desses indivíduos. O controle do distúrbio exige aquisição de conhecimento e atendimento adequado e resolutivo desses pacientes pelo cirurgião-dentista e equipe multiprofissional. Ao assumir um papel ativo no diagnóstico e no tratamento das condições bucais relacionadas ao diabetes, o dentista, associado às equipes multiprofissionais, pode contribuir para a manutenção da saúde e qualidade de vida de pacientes com esta doença.

Biografia do Autor

Danieli Londero da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Odontologia pela Universidade Franciscana. Especialista em Odontopediatria junto ao Centro Uningá Eleva - Santa Maria. Mestra em Ciências Médicas: Endocrinologia, Metabolismo & Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Tatiana Militz Perrone Pinto, Universidade Franciscana

Mestre em Ciências Odontológicas com ênfase em Periodontia (UFSM). Docente do curso de Odontologia - Universidade Franciscana (UFN).

Cátia Rubinstein Selistre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Odontologia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Cirurgiã-dentista no Centro de Especialidades Odontológicas – Santa Marta – Porto Alegre.

Juliana Romanini, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Doutora em Estomatologia – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Cirurgiã-dentista da Unidade de Odontologia Clínica e Hospitalar do HCPA. Estomalogia SMS Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2021-05-20

Como Citar

da Silveira, D. L., Pinto, T. M. P., Selistre, C. R., & Romanini, J. (2021). A relevância do cuidado odontológico em pacientes com diabetes: relato de caso. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(1), 77–88. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3656

Edição

Seção

Artigos