Associação entre sibilância e antropometria: um estudo com lactentes beneficiários do programa Bolsa Família

Autores

Resumo

Objetivo: Verificar a associação entre o diagnóstico antropométrico e a sibilância em crianças menores de seis meses beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). Métodos: Pesquisa descritiva transversal, com abordagem quantitativa. A população do estudo foi constituída por crianças menores de 180 dias, cadastradas no PBF, atendidas em Unidades de Saúde de um munícipio do interior do RS. A coleta de dados foi obtida por meio de avaliação antropométrica e aplicação do Estudo Internacional de Sibilâncias em Lactentes, validado para a obtenção de dados sobre sibilância. Resultados: Foram avaliadas 47 crianças, destas, 3(6,4%) apresentaram baixo peso para idade e 5(10,6%) peso elevado para idade. Sobre os sintomas de sibilância, 26(55,3%) dos (as) lactentes têm familiares com asma, 23(50%) apresentaram sibilância nos últimos seis meses, 18(38,3%) sibilância no último mês e acordaram à noite por tosse, sufocação ou chiado no peito. Quanto à relação sibilância e antropometria, o peso atual (8040,0±228,00g e 6520,00±135,00g, p=0,033) e o peso para idade (1,23±1,77 z-escores e -0,23±1,56 z-escores, p=0,009) foram, estatisticamente, maiores entre lactentes com sibilância em comparação aos que não apresentaram o sintoma. Conclusão: Verificou-se associação entre a sibilância e o peso dos (as) lactentes, assim como observou-se maiores valores nas variáveis antropométricas entre as crianças sibilantes, sugerindo que a composição corporal pode ser um fator associado à sibilância em lactentes.

Biografia do Autor

Allassia Garcia Moreira Silva, UFN

Nutricionista, egressa do curso de Nutrição da UFN.

Angelina Holderbaum da Cruz, UFN

Nutricionista. Mestre em Saúde Materno Infantil, pela UFN.

Nadiesca Taisa Filippin, UFN

Fisioterapeuta, Doutora e Professora do Curso de Fisioterapia e do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana- UFN.

Franceliane Jobim Benedetti, UFN

Nutricionista, Doutora e Professora do Curso de Nutrição e do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana- UFN. 

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Silva, A. G. M., da Cruz, A. H., Filippin, N. T., & Benedetti, F. J. (2021). Associação entre sibilância e antropometria: um estudo com lactentes beneficiários do programa Bolsa Família. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(1), 89–100. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3630

Edição

Seção

Artigos