Avaliação do equilíbrio em atletas de jiu jitsu, por meio da plataforma de equilíbrio do Nintendo Wii

Autores

Resumo

Introdução e objetivos: Brazilian Jiu Jitsu (BJJ) utiliza técnicas de estrangulamento e chaves articulares, nas quais o equilíbrio é uma das aptidões físicas mais imprescindíveis nas atividades dinâmicas adaptativas comumente utilizadas durante os ataques ao adversário. O objetivo do estudo foi analisar o equilíbrio semiestático em praticantes experientes e iniciantes de BJJ. Materiais e Métodos: a amostra foi constituída de 10 atletas do sexo masculino, na faixa etária entre 20 a 40 anos, com graduações diferentes (peso e graduação) e com no mínimo dois anos de treinamento. Foram excluídos os atletas que apresentaram lesões musculares, cardíacas, neurológicas e ósseas que impossibilitem a realização dos testes propostos. O protocolo proposto caracterizou-se na análise do equilíbrio por meio do Nintendo Wii Balance Board (WBB), com o objetivo de analisar e mensurar os graus de equilíbrio postural por meio das oscilações posturais na posição ortostática nas direções látero-lateral e ântero-posterior (AP), com olhos abertos e fechados, cada tentativa teve 60 segundos de duração. Resultados: os resultados demostraram que não houve variação significativa dos valores dessas variáveis espaciais com o tempo de treinamento, mas teve o decrescimento da velocidade de oscilação AP com o tempo de treinamento. Conclusão: observa-se que o tornozelo está exposto a uma força que afeta o controle do equilíbrio nos atletas de BJJ avaliados, na condição BOA (olhos abertos) mais do que na BOF (olhos fechados). Atletas mais experientes exibiram maior controle do equilíbrio postural estático de olhos abertos do que em atletas iniciantes na direção ântero-posterior.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Alves Junior, Fisioterapeuta

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Franciscano(2017)

Maria Isabel Veras Orselli, Universidade Franciscana - UFN

Bacharel em Física com habilitação em Pesquisa Básica (2004), Mestre em Ciências (2008) e Doutora em Ciências (2014) pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Em 2013 estagiei, no Laboratório de Biomecânica Neuromuscular da Universidade de Wisconsin-Madison (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, CAPES). Atualmente sou docente lotada no curso de Engenharia Biomédica da Universidade Franciscana, em Santa Maria, RS, e ministro as disciplinas nas áreas de Biomecânica, na qual atuo desde 2004, e Engenharia de Reabilitação, na qual atuo desde 2014. Colaborei em projetos do Instituto Nacional de Tecnologia, RJ, em conjunto com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP, prestando consultoria em análise do movimento humano (2014-2016) e com o Laboratório de Biomecânica do Instituto Vita, realizando pesquisas na área de biomecânica aplicada à clínica e ao esporte (2007-2013). Nos ultimos anos também tenho me envolvido em projetos voltados à àrea de ensino de Física e Engenharia e para a redução da violência de gênero e promoção da inclusão das mulheres nas áreas de ciência e tecnologia. Tenho interesse: na análise e simulação do movimento voltadas para o entendimento da marcha humana e aplicação da biomecânica ao ambiente clínico e esportivo; no desenvolvimento de tecnologia assistiva e de reabilitação; no desenvolvimento e aplicação de métodos de ensino que incentivem maior independência e autonomia a estudantes; na elaboração de ações afirmativas para inclusão da mulher nos ambientes da ciência e tecnologia.

Lilian Oliveira de Oliveira, Universidade Franciscana - UFN

Fisioterapeuta pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ/(2004), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM/(2011), Graduada em Formação de Professores para a Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2011). Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde -Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS(2017). Professora Colaboradora do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO(2012-2015) e atualmente Docente do Departamento de Fisioterapia da UFN-Universidade Franciscana.

João Rafael Sauzem Machado, Universidade Franciscana - UFN

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); pós-graduação e especialização em Acupuntura Tradicional Chinesa pelo CBES (2006); título de especialista em Terapia Intensiva Adulto (COFFITO/ASSOBRAFIR 2015). Atualmente é professor do curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana-UFN desde 2011; integrante da equipe do Serviço de Reabilitação Médica Ltda (SRML) na categoria sócio-proprietário (serviço terceirizado de Fisioterapia do Complexo Hospitalar Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo-HCAA), desde 2005. Tem experiência profissional em Fisioterapia Hospitalar, com ênfase em intensivismo, respiratória e neurologia. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana/UFSM, com concentração em motricidade orofacial, atuando em pesquisas sobre disfagia e a influência dos treinamentos musculares respiratórios nos vários aspectos fisiológicos e biomecânicos deste distúrbio.

Luiz Fernando Rodrigues Junior, Universidade Franciscana - UFN

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Atuou de 2009 à 2013 como Gerente de Engenharia de Produção, na empresa Biocore Biotecnologia S.A., onde fez parte da equipe responsável pelo desenvolvimento de um Stent Coronário. Atualmente é professor assistente da Universidade Franciscana onde também atua como Coordenador do Curso de Engenharia Biomédica. Atua nas áreas de Biomateriais, Biomecânica e Engenharia Clínica.

Jaqueline de Fátima Biazus, Universidade Franciscana - UFN

Graduação em Educação Física e Fisioterapia

Especialista em Ortopedia, traumatologia e Desportiva; Hidrocinesioterpia; Terapia Manual.

Mestrado em Saúde Coletiva.

Curso de Fisioterapia - UFN

Área: Saúde

Disciplinas: Biomecânica Clínica

Fisiologia do Exercício

Estágio Supervisionado

Downloads

Publicado

2021-01-21

Como Citar

Junior, L. C. A., Orselli, M. I. V., Oliveira, L. O. de, Machado, J. R. S., Junior, L. F. R., & Biazus, J. de F. (2021). Avaliação do equilíbrio em atletas de jiu jitsu, por meio da plataforma de equilíbrio do Nintendo Wii. Disciplinarum Scientia | Saúde, 21(2), 287–297. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3599

Edição

Seção

Artigos