Estratégia de ensino-aprendizagem da Manobra de Heimlich para gestantes: relato de experiência

Angélica Lucion Farinha, Claudia Maria Ferrony Rivas, Keity Laís Siepmann Soccol

Resumo


Objetivo: relatar a experiência de estudantes de Enfermagem ao ensinar a técnica da Manobra de Heimlich para gestantes. Descrição da experiência: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir de um grupo de educação em saúde para gestantes de um território de uma Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada no Rio Grande do Sul. Foi realizada por estudantes de um Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade privada, durante o desenvolvimento das aulas práticas do curso. O grupo contou com a participação de dez gestantes, com idade entre dezoito e trinta e seis anos. Reflexão sobre a experiência: a atividade educativa mostrou-se como uma importante estratégia de compartilhamento de experiência e de conhecimento entre os diferentes atores, acadêmicos e gestantes, proporcionando aos estudantes conhecer diversas realidades e fortalecer a integração ensino-serviço e comunidade. Conclusão: a atividade de ensino-aprendizagem mostrou-se uma importante estratégia para evitar os óbitos decorrentes de engasgo devido à falta de conhecimento do manejo correto da manobra.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.