Estratégia de ensino-aprendizagem da Manobra de Heimlich para gestantes: relato de experiência
Resumo
Objetivo: relatar a experiência de estudantes de Enfermagem ao ensinar a técnica da Manobra de Heimlich para gestantes. Descrição da experiência: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir de um grupo de educação em saúde para gestantes de um território de uma Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada no Rio Grande do Sul. Foi realizada por estudantes de um Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade privada, durante o desenvolvimento das aulas práticas do curso. O grupo contou com a participação de dez gestantes, com idade entre dezoito e trinta e seis anos. Reflexão sobre a experiência: a atividade educativa mostrou-se como uma importante estratégia de compartilhamento de experiência e de conhecimento entre os diferentes atores, acadêmicos e gestantes, proporcionando aos estudantes conhecer diversas realidades e fortalecer a integração ensino-serviço e comunidade. Conclusão: a atividade de ensino-aprendizagem mostrou-se uma importante estratégia para evitar os óbitos decorrentes de engasgo devido à falta de conhecimento do manejo correto da manobra.