Estratégia de ensino-aprendizagem da Manobra de Heimlich para gestantes: relato de experiência

Autores

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de estudantes de Enfermagem ao ensinar a técnica da Manobra de Heimlich para gestantes. Descrição da experiência: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir de um grupo de educação em saúde para gestantes de um território de uma Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada no Rio Grande do Sul. Foi realizada por estudantes de um Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade privada, durante o desenvolvimento das aulas práticas do curso. O grupo contou com a participação de dez gestantes, com idade entre dezoito e trinta e seis anos. Reflexão sobre a experiência: a atividade educativa mostrou-se como uma importante estratégia de compartilhamento de experiência e de conhecimento entre os diferentes atores, acadêmicos e gestantes, proporcionando aos estudantes conhecer diversas realidades e fortalecer a integração ensino-serviço e comunidade. Conclusão: a atividade de ensino-aprendizagem mostrou-se uma importante estratégia para evitar os óbitos decorrentes de engasgo devido à falta de conhecimento do manejo correto da manobra.

Biografia do Autor

Angélica Lucion Farinha, Universidade Franciscana

Estundante do Curso de Graduaçaõ em Enfermagem da Universidade Franciscana.

Claudia Maria Ferrony Rivas

Estundante do Curso de Graduaçaõ em Enfermagem da Universidade Franciscana.

Keity Laís Siepmann Soccol, Universidade Franciscana/Curso de Enfermagem

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Franciscana.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Farinha, A. L., Rivas, C. M. F., & Soccol, K. L. S. (2021). Estratégia de ensino-aprendizagem da Manobra de Heimlich para gestantes: relato de experiência. Disciplinarum Scientia | Saúde, 22(1), 59–66. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3597

Edição

Seção

Artigos