Boas práticas de manipulação para serviço de alimentação em uma instituição psicossocial

Carla Fabiana Schweig, Josiéle da Silva Prade, Luana Fioravanti Roland, Luana Garcia, Shanda de Freitas Couto, Carla Cristina Bauermann Brasil, Simone de Castro Giacomelli

Resumo


O objetivo do presente estudo foi avaliar e promover as boas práticas de manipulação para serviços de alimentação em uma instituição psicossocial de um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de um estudo de delineamento descritivo em que foi realizado o diagnóstico a respeito das características do serviço de alimentação do Centro de Atenção Psicossocial e de suas condições higiênicas. Para avaliar as características do serviço, aplicou-se questionário próprio em abril de 2016 e para avaliar e classificar quanto às questões higiênicas utilizou-se um instrumento no formato de lista de avaliação em conjunto com plano de ação, que foi aplicado em dois momentos, em abril e em maio de 2016. Após a realização do diagnóstico foi elaborado e entregue no local o plano de ação. Algumas das melhorias sugeridas foram realizadas no mês de maio de 2016. Na primeira avalição das condições higiênicas se obteve 11% de adequação geral, classificando o serviço como “péssimo”. Apesar de na segunda avaliação o percentual de adequação ter aumentado 25%, o serviço passou a ser classificado como “ruim”. O item com manejo de resíduos obteve 100% de adequação após as intervenções, classificando-se como “excelente”. A mudança no percentual ocorreu devido às melhorias realizadas e a oferta de capacitação em boas práticas de manipulação aos colaboradores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.