Doenças mentais e o ambiente de trabalho

Autores

  • Cristiane Elizabeth Pereira Escobar Universidade Franciscana
  • Rosiane Filipin Rangel Universidade Franciscana
  • Silomar Ilha Universidade Franciscana

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar as principais doenças mentais procedentes pelo ambiente de trabalho, suas formas de identificação e caracterização, bem como a importância dos exames periódicos expostos na NR-7, para a prevenção dessas doenças. Para tal estudo, foi realizada, no período de janeiro a março de 2020, uma pesquisa na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando-se as palavras-chave “saúde mental”, “trabalhador” e “ambiente de trabalho”. Além disso, foram utilizados materiais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dos Ministérios do Governo Federal e a Norma Regulamentadora 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), apresentada no Ministério do Trabalho, a fim de verificar os requisitos e as diretrizes que impactam diretamente o tema. Os dados foram agrupados em três categorias: 1) principais doenças mentais procedentes pelo ambiente de trabalho; 2) maneiras de identificação e caracterização da doença mental; e 3) importância de exames periódicos expostos na NR-7 e a prevenção de doenças mentais. Constatou-se que o ambiente de trabalho deve exigir da empresa habilidades de natureza psico-emocionais e médicas, para mecanismos, ferramentas de prevenção e promoção da saúde mental, considerando que o mundo do trabalho contemporâneo predispõe, cada vez mais, os trabalhadores a condições de risco.

Biografia do Autor

Cristiane Elizabeth Pereira Escobar, Universidade Franciscana

Arquiteta e Urbanista. Pós Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho. Pós Graduada em Gerenciamento na Construção Civil.

Rosiane Filipin Rangel, Universidade Franciscana

Orientador. Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente.

Silomar Ilha, Universidade Franciscana

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente

Downloads

Publicado

2021-01-22

Como Citar

Escobar, C. E. P., Rangel, R. F., & Ilha, S. (2021). Doenças mentais e o ambiente de trabalho. Disciplinarum Scientia | Saúde, 21(2), 299–310. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3404

Edição

Seção

Artigos