Biofeedback: um recurso terapêutico para os transtornos de ansiedade

Autores

Resumo

A ansiedade, suas manifestações e sua complexidade retratam um dos maiores desafios enfrentados pela pesquisa e tratamento da saúde mental na contemporaneidade. Assim, estudos relacionados a esta temática são cada vez mais importantes. Inserindo-se na discussão, este estudo teve por objetivo compreender o biofeedback enquanto recurso terapêutico na perspectiva da terapia cognitivo-comportamental para os transtornos de ansiedade. A pesquisa foi realizada a partir de uma revisão integrativa da literatura, a qual compreendeu a leitura de artigos, teses, dissertações, livros e demais estudos publicados que disponibilizam texto completo em língua portuguesa, a partir da busca em bases de dados científicas em plataformas eletrônicas online. Foi realizada uma análise de conteúdo para a categorização dos estudos com o objetivo de organizar e sumarizar as informações de maneira concisa, formando um banco de dados de fácil acesso e manejo. No total, foram selecionados e analisados 10 estudos na íntegra, seguindo os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Neste processo, foi incluída a metodologia de busca por referências nas referências, para ampliar o número de estudos encontrados. Pesquisas apontam evidências positivas para a eficácia da utilização de equipamento de biofeedback como ferramenta terapêutica na redução da ansiedade do estresse e da sintomatologia associada. Ao final, entende-se que o biofeedback poderá oferecer aos profissionais da saúde uma nova técnica terapêutica, não invasiva, não medicamentosa, que torna a psicoterapia uma intervenção mais objetiva incorporada aos recursos terapêuticos já utilizados pela terapia cognitivo-comportamental.

Biografia do Autor

Denise Venturini Vidal, Faculdade Integrada de Santa Maria

Discente do curso de graduação em psicologia.

Andriza Saraiva Corrêa, Faculdade Integrada de Santa Maria

Docente do curso de graduação em psicologia da FISMA, Doutora em psicologia, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental.

Downloads

Publicado

2021-01-13

Como Citar

Vidal, D. V., & Corrêa, A. S. (2021). Biofeedback: um recurso terapêutico para os transtornos de ansiedade. Disciplinarum Scientia | Saúde, 21(2), 217–228. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3385

Edição

Seção

Artigos