Avaliação de dislipidemia e risco cardiovascular em mulheres no climatério

Thiago Magalhães Gouvea, Miguel Arcângelo Serpa, Ana Cláudia Faria Lopes, Vanja Maria Veloso, Maria Ruth Gonçalves Gaede Carrillo, Angélica Alves Lima

Resumo


Este trabalho teve como objetivo avaliar a frequência de dislipidemias e determinar o risco cardiovascular de mulheres no climatério, comparando as fases pré e pós-menopausa. Foram entrevistadas 80 mulheres na faixa etária de 45 a 60 anos. As dislipidemias foram analisadas pela classificação laboratorial recomendada pela V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, após a realização da coleta de sangue e a determinação do perfil lipídico. O risco cardiovascular (RCV) foi avaliado pelo Escore de Risco Global (ERG). Na análise do perfil lipídico, os níveis séricos médios de colesterol total e colesterol LDL aumentaram significativamente (p<0,05) da pré para a pós-menopausa. A frequência de dislipidemias foi 51,2% (n=41), estando estatisticamente associada ao status menopausal (p=0,025). Colesterol HDL baixo isolado ou associado a hipertrigliceridemia e/ou hipercolesterolemia foi o tipo de dislipidemia mais prevalente tanto na pré (40,0%, n=8), quanto na pós-menopausa (60,0%, n=12). No geral, foi observado que, pelo Escore de Risco Global, 35% das participantes apresentaram alto risco, sendo que antes da menopausa 6,5% estavam em alto risco cardiovascular, aumentando para 53,1% na pós-menopausa. No geral, colesterol total, LDL colesterol e dislipidemias em mulheres climatéricas foram associados ao status menopausal, apontando uma progressão para um perfil mais aterogênico e de maior risco de doença cardiovascular (DCV) da fase reprodutiva para a pós-menopausa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.