Novo coronavírus: a linha de frente no combate à pandemıa

Autores

  • Ana Luiza Ferreira Aydogdu Istanbul University - Cerrahpasa Nursing Management - PhD student

Resumo

Introdução: A doença que surgiu na China no final de dezembro de 2019 e mais tarde ficou conhecida como COVID-19 vem causando tragédias ao redor do mundo. Na linha de frente ao combate à pandemia estão os profissionais da saúde, que constantemente arriscam suas vidas. Objetivo: Refletir sobre o contexto institucional dos profissionais da saúde que atuam como linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus. Método: Reflexão teórica baseada na literatura nacional e internacional sobre profissionais da saúde que atuam como linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus. Resultados: Profissionais da saúde foram decisivos nas epidemias e pandemias que ameaçaram a humanidade. Sempre correram riscos ao realizarem suas funções. Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus os riscos aumentaram. Entre os profissionais da saúde, são vários infectados pela COVID-19 em torno do mundo, para alguns, o contágio foi fatal. Profissionais da saúde precisam ter acesso a equipamentos de proteção individual em quantidade e qualidade adequadas, além de receberem treinamento para utilizá-los. Esses profissionais estão adoecendo física e psicologicamente, o que ameaça ainda mais a população mundial. Conclusões: Para continuarem realizando suas funções da melhor forma possível, visando controlar a pandemia do novo coronavírus, profissionais da saúde precisam ser protegidos e apoiados pelo governo, pela instituição onde trabalham e também pela população.

Biografia do Autor

Ana Luiza Ferreira Aydogdu, Istanbul University - Cerrahpasa Nursing Management - PhD student

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-Graduação, em Nível de Especialização nos Moldes de Residência em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Administração Hospitalar pela Universidade de Istambul. Doutoranda em Administração em Enfermagem na Faculdade de Enfermagem Florence Nightingale da Universidade de Istambul - Cerrahpasa. Istambul, Turquia.

Downloads

Publicado

2021-01-07

Como Citar

Aydogdu, A. L. F. (2021). Novo coronavírus: a linha de frente no combate à pandemıa. Disciplinarum Scientia | Saúde, 21(2), 153–165. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3250

Edição

Seção

Artigos