Uma reflexão histórica contemporânea da importância em compreender aspectos da febre amarela

Autores

  • Wellington Fernando da Silva Ferreira Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestre em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR).
  • Elia Machado de Oliveira Enfermeira, Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico Fepar, em Comunicação Organizacional - Estácio, em Auditoria em Serviços de Saúde - Uninter, Mestre em Cirurgia – PUCPR, Diretora acadêmica Instituição INTEC.
  • Denecir de Almeida Dutra Geógrafo, Doutor em Geografia da Saúde pela Universidade Federal do Paraná UFPR, Docente titular no Departamento de Enfermagem pelo Centro Universitário Campos de Andrade UNIANDRADE.

Resumo

O presente estudo objetiva compreender de forma reflexiva as características históricas contemporâneas da patologia febre amarela através de sua importância epidemiológica, bem como diagnósticos e prevenções. Este estudo trata de um descritivo exploratório qualitativo por meio de uma revisão narrativa não sistemática de cunho reflexivo de literatura. Foi realizada a busca de estudos em periódicos nacionais, publicados entre os anos de 2014 e 2018, este recorte temporal justifica-se pela escassez de literatura especifica nas dimensões propostas nesta temática. Dessa forma, na última fase de seleção, foram realizadas as leituras integrais de todos os manuscritos, e amostra final constituída por 30 textos científicos completos. Os resultados apontam o contexto histórico da temática nas últimas décadas, quando a febre amarela tem sido registrada além dos limites da área considerada endêmica (região amazônica). Foi Evidenciado ainda os aspectos clínicos e estrutural e morfológicos da febre amarela e sua diferenciação da dengue. A patologia geoespacial e os vírus em seu ciclo biológico do vetor e os sintomas ao paciente e a imunização da febre amarela e medidas profiláticas. Portanto, fica claro que a febre amarela é uma doença que se proliferou devido ao avanço da urbanização e da ineficácia de políticas públicas para erradicá-la. Logo a melhor forma para proteção é a conscientização da população e a preservação ambiental e prevenção através de imunização.

Biografia do Autor

Wellington Fernando da Silva Ferreira, Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestre em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR).

Enfermeiro, Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Mestre em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Paraná - (UFPR).

Elia Machado de Oliveira, Enfermeira, Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico Fepar, em Comunicação Organizacional - Estácio, em Auditoria em Serviços de Saúde - Uninter, Mestre em Cirurgia – PUCPR, Diretora acadêmica Instituição INTEC.

Enfermeira, Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente em Estado Crítico Fepar, em Comunicação Organizacional - Estácio, em Auditoria em Serviços de Saúde - Uninter, Mestre em Cirurgia – PUCPR, Diretora acadêmica Instituição INTEC.

Denecir de Almeida Dutra, Geógrafo, Doutor em Geografia da Saúde pela Universidade Federal do Paraná UFPR, Docente titular no Departamento de Enfermagem pelo Centro Universitário Campos de Andrade UNIANDRADE.

Geógrafo, Doutor em Geografia da Saúde pela Universidade Federal do Paraná UFPR, Docente titular no Departamento de Enfermagem pelo Centro Universitário Campos de Andrade UNIANDRADE.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Ferreira, W. F. da S., Oliveira, E. M. de, & Dutra, D. de A. (2020). Uma reflexão histórica contemporânea da importância em compreender aspectos da febre amarela. Disciplinarum Scientia | Saúde, 21(2), 89–102. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3232

Edição

Seção

Artigos