Avaliação das condições higiênico-sanitárias de restaurantes comerciais do tipo self-service da região central do Rio Grande do Sul

Bruna Lago Tagliapietra, Andrea Pissatto Peres

Resumo


Uma das principais preocupações da vigilância sanitária são os alimentos. É necessário manter a fiscalização sobre os estabelecimentos que produzem e comercializam alimentos industrializados e in natura, bem como aqueles que servem refeições comerciais, a fim de garantir segurança alimentar aos consumidores. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar as condições higiênico-sanitárias de restaurantes comerciais de uma cidade da região central do Rio Grande do Sul (RS), com base na legislação estadual vigente. Participaram do estudo dois restaurantes com atendimento a um público aproximado de 50 pessoas/dia. Os restaurantes foram avaliados quanto à adequação às boas práticas por meio da aplicação da lista de verificação, que é parte integrante da Portaria Estadual nº 78, de 15 de setembro de 2009 e classificados segundo o grau de risco que representam à segurança dos alimentos. De acordo com a lista de verificação aplicada, a classificação de ambos os restaurantes comerciais foi insatisfatória para a produção de alimentos seguros. Nenhum dos doze itens avaliados atingiu o grupo 1, considerado bom. No que se refere a documentação dos restaurantes, ambos apresentaram 100% de inadequação. A adesão às boas práticas se tornaria uma ferramenta viável para melhorar a qualidade das refeições produzidas pelo restaurante, garantindo um alimento seguro, sem risco de danos para a saúde do consumidor.


Texto completo:

PDF

Referências


https://doi.org/10.37777/dscs.v21n1-019


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.