Influências e preferências no consumo de alimentos ultraprocessados por crianças da zona rural

Marina Soares Valença, Camila Irigonhé Ramos, Chirle de Oliveira Raphaelli, Merlen Nunes Grellert, Samanta Winck Madruga

Resumo


Objetivo: Analisar os fatores que influenciam no consumo de alimentos ultraprocessados em crianças da zona rural do munícipio de Pelotas/RS. Metodologia: Pesquisa qualitativa, na qual foram incluídas todas as crianças do quarto ano de duas escolas da zona rural, sendo a mais próxima e a mais distante do centro urbano do munícipio. Em quatro fases, foi possível investigar os fatores que influenciam o consumo de alimentos ultraprocessados, sendo a primeira relativa à ambientação e as demais realizadas dinâmicas em grupo e inserção lúdica do tema. Resultados: Independente da proximidade da escola com o centro urbano do munícipio, os alimentos ultraprocessados já estão fortemente inseridos no cotidiano dessas crianças. O gosto foi o principal condicionante relatado que leva ao consumo desse grupo de alimentos. Pode-se observar que a profissão dos pais/responsáveis, acesso aos alimentos e mídia influenciam no comportamento alimentar relativo aos ultraprocessados. Conclusões: O condicionante mais marcante é o gosto. Há diferenças no acesso e influência da mídia sob esses produtos em relação às diferentes proximidades das escolas com o centro urbano do município, ficando claro a preferência em ambos os grupos de crianças, mas, apenas nas pertencentes à escola mais próxima, o consumo desse grupo de alimentos está incorporado na rotina alimentar.


Texto completo:

PDF

Referências


https://doi.org/10.37777/dscs.v21n1-012


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.