Uso de anti-inflamatórios em atletas e soluções relacionadas a dietoterapia e fitoterapia: uma revisão

Autores

  • Bruno César Thomazi Freitas Pezzini Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Gabriela Maestri Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Geneci Santos de Jesus Reis Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Giovana Vechi Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Resumo

Devido ao seu efeito analgésico, antipirético e anti-inflamatório, muitos atletas fazem o uso de anti-inflamatórios, sendo os mais utilizados os do tipo não-esteroidais (AINEs), para o tratamento da dor aguda proveniente da inflamação. Os efeitos colaterais são bastante comuns no caso dos AINEs (dispepsia, náuseas, vômitos, lesões gastrointestinais e reações cutâneas), sendo o uso de alimentos com potencial anti-inflamatório e antioxidante uma alternativa menos agressiva aos medicamentos e em geral, sem efeitos adversos. Visto que o consumo de anti-inflamatórios e a automedicação em atletas deve ser desencorajado por profissionais da saúde, o objetivo desta revisão foi analisar o uso de medicamentos anti-inflamatórios na prática esportiva e revisar alternativas de tratamento não medicamentoso no processo inflamatório. Nutrientes e fitoterápicos como curcumina, hesperidina, alcaçuz, espinheira-santa, pequi, cereja azeda, ômega 3, resveratrol, chá verde, licopeno, quercetina e gengibre, tem sido amplamente estudados devido a sua atividade anti-inflamatória. Desta forma, conclui-se que estes alimentos e compostos bioativos podem ser uma alternativa para o controle da inflamação causada pelo exercício físico.

Biografia do Autor

Bruno César Thomazi Freitas Pezzini, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Acadêmico de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Gabriela Maestri, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Acadêmica da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Geneci Santos de Jesus Reis, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Acadêmica da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Giovana Vechi, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Giovana Vechi, graduada em Nutrição pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI - Itajaí - SC), com tiítulo de Mérito Estudantil. Pós-graduada em Marketing e Negócios pela Faculdade São Luiz (ESIC). Mestre e doutora em Ciências Farmacêuticas pela UNIVALI. Docente desde 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Thomazi Freitas Pezzini, B. C., Maestri, G., Santos de Jesus Reis, G., & Vechi, G. (2020). Uso de anti-inflamatórios em atletas e soluções relacionadas a dietoterapia e fitoterapia: uma revisão. Disciplinarum Scientia | Saúde, 21(2), 31–48. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3083

Edição

Seção

Artigos