Quantificação de Staphylococcus aureus, Escherichia coli e mecanismos de resistência nas mãos de manipuladores de alimentos em UANS hospitalares em SC

Gabriela Maestri, Tatiana Bender Schmeling, Daniela Valcarenghi, Marla de Paula Lemos

Resumo


Os manipuladores de alimentos podem ser transmissores de agentes patogênicos, pois suas mãos entram em contato direto com os alimentos. Em hospitais, a contaminação por Staphylococcus aureus e Escherichia coli apresentam risco biológico maior devido à resistência aos antibióticos. Este trabalho objetivou quantificar S.aureus e E.coli nas mãos de manipuladores de alimentos de UAN hospitalares em dois municípios do litoral catarinense, bem como verificar se apresentavam os mecanismos de resistência do tipo Staphylococcus aureus Resistente a Meticilina (MRSA) e Enterobactérias Resistentes aos Carbapenêmicos (ERC). Tratou-se de uma pesquisa observacional transversal. Amostras das mãos de trinta manipuladores foram coletadas em três unidades hospitalares denominadas em A, B e C. Foi utilizado o método de contagem em superfície e identificação através de meios cromogênicos para os mecanismos de resistência. Os resultados demonstraram contaminação por S.aureus em duas amostras (6,66%) enquanto que nenhuma amostra foi identificada E.coli. Quanto à resistência, uma amostra (3,33%) apresentou MRSA e duas amostras (6,66%) demonstraram a presença de ERC. Das unidades avaliadas, a C não apresentou crescimento dos micro-organismos analisados. A unidade A apresentou crescimento exclusivamente de ERC (10%) e a unidade B revelou contaminação por S.aureus (20%), MRSA (10%) e ERC (10%). Conclui-se que a contaminação encontrada nas mãos dos manipuladores de alimentos e os mecanismos de resistências demonstraram a necessidade de maior frequência e competência na higienização das mãos, sendo de extrema relevância a necessidade de supervisão e conscientização destes profissionais quanto a higiene pessoal.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.