Auriculoterapia no tratamento da síndrome do túnel do carpo
DOI:
https://doi.org/10.37777/3010Resumo
A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) é a neuropatia mais comum do membro superior e pode causar sintomas que, dependendo da gravidade, provocam comprometimento da funcionalidade de seus portadores. A fisioterapia desempenha um papel importante na redução parcial ou total dos sintomas causados pela STC. Neste estudo, destaca-se a Auriculoterapia, uma técnica da Acupuntura que utiliza o pavilhão auricular para tratamentos de saúde. Objetivou-se verificar se a Auriculoterapia tem efeito ou não na qualidade do sono e no quadro álgico das portadoras da STC, correlacionando a dor, a qualidade do sono e a STC após a aplicação do tratamento com Auriculoterapia, por meio da relação dos questionários antes e após a aplicação do protocolo. A pesquisa caracterizou-se como um estudo do tipo descritivo, com abordagem quantitativa, com pré e pós-teste da Auriculoterapia, sem grupo controle. A amostra constituiu-se de 8 indivíduos do gênero feminino, provenientes da cidade de Santa Maria-RS, com diagnóstico clínico de STC até sete anos e faixa etária entre 30 e 50 anos. Os indivíduos foram submetidos a quatro sessões de Auriculoterapia. Os resultados obtidos mostraram redução significativa do quadro álgico e melhora na qualidade do sono das portadoras de STC. A Auriculoterapia mostrou-se uma boa alternativa para o tratamento dos sintomas da STC, proporcionando melhora na qualidade de vida de seus portadores.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






