Etiologia e manejo do comportamento suicida: a perspectiva da terapia cognitivo-comportamental

Autores

  • Nathália Ruviaro IWP Cognitivo - Cursos de Especialização em Terapia Cognitivo-comportamental
  • Andriza Saraiva Corrêa IWP Cognitivo - Cursos de Especialização em Terapia Cognitivo-comportamental. Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA.
  • Katia Simone da Silva Silveira Faculdade Integrada de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.37777/2821

Resumo

O suicídio é considerado um comportamento com determinantes multifatoriais e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais. Nenhuma das variáveis sozinhas é suficiente para desencadear um ato suicida. Considerando esses fatores, o presente estudo tem como objetivo compreender a perspectiva da abordagem cognitivo-comportamental (TCC) sobre os aspectos etiológicos e o manejo no comportamento suicida através de uma revisão narrativa da literatura. Tal estudo permitiu apontar que o este tipo de comportamento é determinado por um conjunto de fatores que predispõem uma vulnerabilidade a tendência suicida, tendo inter-relação com perturbações emocionais, fatores socioculturais, vivências traumáticas, história psiquiátrica e vulnerabilidade genética. O manejo com o paciente que apresenta comportamento suicida decorre no desenvolvimento de estratégias cognitivo-comportamentais e a importância de um trabalho de prevenção do suicídio e promoção de qualidade de vida.

Biografia do Autor

Nathália Ruviaro, IWP Cognitivo - Cursos de Especialização em Terapia Cognitivo-comportamental

Psicóloga Clínica e Hospitalar - Aluna de pós-graduação em Terapia Cognitivo-comportamental pelo IWP Cognitivo - Cursos de Especialização em Terapia Cognitivo-comportamental.

Andriza Saraiva Corrêa, IWP Cognitivo - Cursos de Especialização em Terapia Cognitivo-comportamental. Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA.

Docente no IWP Cognitivo - Cursos de Especialização em Terapia Cognitivo-comportamental. Docente na Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA. Doutora em Psicologia Aplicada, especialista em Terapia Cognitivo-comportamental.

Katia Simone da Silva Silveira, Faculdade Integrada de Santa Maria

Docente do curso de psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA, especialista em Avaliação Psicológica, Avaliação Neuropsicológica, e Gestão Pública em Saúde. Mestre em Psicologia da Saúde.

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

Ruviaro, N., Corrêa, A. S., & Silveira, K. S. da S. (2019). Etiologia e manejo do comportamento suicida: a perspectiva da terapia cognitivo-comportamental. Disciplinarum Scientia | Saúde, 20(2), 377–390. https://doi.org/10.37777/2821

Edição

Seção

Artigos